III GINCANA DO ESTUDANTE: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR

  • Willian Brainer Cruz dos Santos
  • Gonçalves Thayane Bezerra

Resumo

O projeto “Gincana do estudante” surgiu em 2013 para aproximar a comunidade e escola, valorizando potencialidades artísticas e intelectuais dos discentes e comemorar o dia do estudante. O projeto visa integrar todas as disciplinas do currículo escolar, motivando professores e alunos a trabalharem de forma interdisciplinar. É importante que Instituições de Ensino valorizem projetos que possam colaborar com a formação integral, e proporcionar ao aluno ferramentas para que este atue na sociedade em que vive, moldando-a positivamente. O objetivo deste projeto foi contribuir para maior integração entre as diversas áreas do conhecimento, bem como, desenvolver as inteligências múltiplas, conhecimento gerais, raciocínio lógico, humanismo, cidadania, trabalho em equipe e resgatar valores de responsabilidade, companheirismo e cooperação, contribuindo para aprender a: conhecer, fazer, conviver e a ser. A III Gincana do Estudante foi realizada Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso, no dia 12 de outubro. O projeto contou com a participação de 240 alunos, divididos em 6 equipes mistas. Cada equipe era composta por integrantes dos cursos técnicos de Agropecuária (integrado e subsequente) e de Agroindústria (integrado) e 1 professor orientador, escolhidos pelos os alunos para os representar. Foi criada uma comissão organizadora responsável pelas atividades, adequação do regulamento da gincana, divulgação, inscrição e demais demandas pertinentes. O regulamento foi publicado no dia 21 de setembro para a comunidade escolar preparar as atividades previstas. Com o projeto, foram arrecadados 720 brinquedos entre novos e usados, que serão doados para crianças da RR-432. Conclui-se ao fim deste, que foi possível fortalecer nos jovens o sentimento de companheirismo, ética, cooperação, integração e cidadania. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um trabalho interdisciplinar, estreitando o relacionamento entre toda a comunidade escolar.

Publicado
2016-12-16