ESPANHOL PARA CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Juliani Corrêa Berlezi
  • Serena Barros dos Santos
  • Viviane Urbano Mesquita

Resumo

A aprendizagem de língua estrangeira foi motivação de inúmeros estudos, principalmente, porque ganhou espaço no currículo escolar do Brasil, aonde vem sendo oferecida em diferentes níveis da educação básica. Entretanto, muito ainda se discute sobre a aprendizagem de línguas e sobre a importância de iniciar cada vez mais cedo este aprendizado. Nesse sentido, apresentaremos um relato de experiência vivida em um Projeto de Extensão, titulado “Curso de espanhol para crianças”, que tinha como foco a aprendizagem de espanhol por crianças de 10 a 12 anos de idade, cujo objetivo foi proporcionar ás crianças os primeiros contatos com a língua espanhola. Tem por objetivo geral trazer reflexões sobre a importância do ensino de língua estrangeira para crianças. Além disso, foi desenvolvido a partir das pesquisas exploratórias, bibliográfica e de campo. Quanto à coleta de dados, ocorreu por meio de questionários semiestruturados de caráter qualitativo e quantitativo. Como resultado, apontamos que a maioria das crianças estava tendo o primeiro contato e estudando espanhol pela primeira vez, e com o decorrer do curso, grande parte delas mostrou interesse em continuar estudando este idioma. Logo, é justificado por sua relevância acadêmica e social, que estão na prática e na colaboração aos estudos sobre a temática, além de divulgar novas possibilidades e reflexões sobre o ensino de língua estrangeira, gerando ainda perspectivas para a formação e atuação dos professores e acadêmicos desta área.

Publicado
2020-01-28