INICIAÇÃO AO VOLEIBOL

  • Giovani Calerri dos Santos Pena Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Matheus Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Pedro Henrique Mota Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O projeto do Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão, voltado para a iniciação ao voleibol, teve início das suas atividades em 18 de abril de 2016 e encerramento em 18 de outubro de 2016, tendo duração de seis meses, com uma carga horária semanal de 10 horas e totalizando 240 horas, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, no Campus Boa Vista Centro, estando como orientador pelo projeto Giovani Calerri dos Santos Pena Júnior, e responsáveis pela execução do projeto Matheus Silva Santos e Pedro Henrique Mota Coelho, acadêmicos da licenciatura em Educação Física. O projeto teve como a política, o esporte, a recreação e o lazer, voltado para os alunos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, do Campus Boa Vista Centro-IFRR e comunidade externa, funcionando no Ginásio Poliesportivo ou quadra do referido Campus. O objetivo geral do projeto foi incentivar a prática do voleibol entre alunos e a comunidade local visando a preparação física para viabilizar a participação em competições esportivas, como jogos escolares estaduais e Jogos dos Institutos Federais. Os objetivos específicos foram proporcionar interação social entre alunos do IFRR/CBVC e a comunidade local, combater a incidência do sedentarismo entre os participantes do projeto, promover um meio de condicionamento físico, propiciar incentivo aos estudos, indicar atletas que poderão compor um time de voleibol para IFRR. Durante a execução foram utilizados os conhecimentos adquiridos no Curso de Treinadores de Voleibol, nível 1, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e conhecimentos adquiridos na Licenciatura de Educação Física. Para avaliar foram adotados processos através de anotações e observações do perfil de cada participante no decorrer do projeto, frequência de treinos, aplicação de questionários, aplicação de testes físicos (impulsão, força, agilidade, etc.).

Publicado
2016-12-16