LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS E CONSTRUINDO CONCEITOS

  • Josiel Ferreira Mateus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Wanderson de Oliveira Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Daniele Sayuri Fujita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A Ciência está presente em todas as transformações feitas pelo homem e está além do entendimento de que ciência é produzida somente em laboratórios, por cientistas. Está ideia pode começar a ser desconstruída ainda na escola, nas séries iniciais, na medida em que a criança percebe que ciência pode ser um fenômeno simples do cotidiano. Contudo, poucas são as escolas que possuem laboratórios para usos de experimentos nas aulas de ciências, e as que possuem sofrem com a falta de equipamento, indisponibilidade de reparos e pouca qualificação dos professores. Dessa forma, o projeto teve por objetivo aproximar a criança do conhecimento científico através da vivência prática, oportunizando a compreensão dos fenômenos científicos presentes na natureza, por meio de práticas simples de baixo custo e ricas em conhecimento científico. Inicialmente, a equipe executora se reuniu com os professores da Escola Ieda da Silva Amorin para discutir e escolher os temas a serem trabalhados no projeto. Dos dezoito temas sugeridos, foram elencados cinco para o desenvolvimento do projeto. Por meio de pesquisa (internet, livros, revistas, etc.) foi realizado a preparação dos experimentos e dos demais materiais necessários (cartazes, slides, maquetes, etc.). Os encontros para a demonstração e vivência dos experimentos estão sendo realizados com os alunos da Escola Ieda da Silva Amorin. Após o término desta etapa, será realizada a análise e avaliação junto aos professores e direção da Escola.

Publicado
2016-12-16