LINGUAGEM E CÓDIGOS NO ENEM: UMA ANÁLISE DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RR

  • Carla Caroline Pantoja Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),é um processo avaliativo de grande importância para os alunos que estão concluindo o ensino médio, pois tem neles a oportunidade do ingresso em curso superior, e a língua espanhola é um dos componentes em que os alunos são avaliados em suas habilidades na comunicação de uma língua estrangeira moderna. Sendo assim, como acadêmica do curso de Letras e Espanhol buscou-se investigar o ensino da língua espanhola nas escolas públicas, entendendo as dificuldades e/ou êxitos que os estudantes apresentam nesse componente curricular; analisar o rendimento quanto os candidatos aos testes nacionais (ENEN) e observando as práticas pedagógicas no ensino da língua espanhola no ensino médio. Verificar a atuação do docente que ensina a língua espanhola, pontuando a relação professor X aluno, e sua prática educativa, assim como considerou-se o processo de ensino da língua espanhola no ensino médio das escolas públicas de Boa Vista-RR. Por meio do projeto intitulado: “Linguagem e códigos no Enem - uma análise do ensino da língua espanhola no ensino médio das escolas públicas e de Boa Vista-RR” entendemos que a disciplina de língua espanhola é um processo dinâmico, continuo e sistemático. As escolas públicas deveriam visar o acesso do aluno a essa língua estrangeira e seu paulatino aperfeiçoamento, baseado na concepção de língua como prática social que é realizada na interação e construída através das tarefas colaborativas. Esta pesquisa ocorreu no campo empírico e teórico e percorre uma análise qualitativa que busca explicar as questões do ensino da Língua Espanhola nas escolas públicas. A pesquisa está em sua última etapa que considera a tabulação e análise dos dados coletados nas classes de 3 ano do Ensino Médio, 7 escolas da capital.

Publicado
2016-12-16