MONITORIA: CONTRIBUIÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo
O IFRR vem desenvolvendo programas de monitorias em diversos níveis de ensino. Tal programa institucional visa contribuir com os alunos no bom aperfeiçoamento do mesmo no que diz respeito ao ensino para sua futura formação. Pois o monitor tem oportunidade de desenvolver responsabilidade no planejamento e atividades proposta pelo componente em que o mesmo foi aprovado juntamente com o docente monitor. Esse leque de oportunidade quando bem aproveitada converge para a maior preparação no mercado de trabalho. Objetivo geral: O presente trabalho visa relatar experiencias vividas no programa de monitoria em Botância em 2016. Objetivos específicos: Enfatizar a importância da monitoria atráves de relatos vivenciados pela monitora; contribuir para o desenvolvimento acadêmico da monitoranda. Aprovação da monitora via em seleção de edital público; Estudos de artigos específicos da disciplina de botânica para melhor embasamento da monitora; Aulas teóricas, em campo, para coleta de plantas, e aulas laboratoriais, correlacionando os assuntos de botânica na teoria e prática; Desenvolvimento de um minicurso com o tema voltado para o meio ambiente, em especial a importância das plantas. O bom desenvolvimento no manuseio e suporte nas aulas de laboratório (fig. 1 e 2) proporcionam um aprofundamento mais específicos dentro da botânica. Segundo Borges (2002) essa interação entre teoria, prática e o convívio com os colegas desperta maior convicção de a área a seguir. A organização do minicurso (fig. 3 e 4) voltado em especial para as plantas requereu maior conhecimento da monitora na área do ensino e futura docência em sala de aula. A monitoria proporciona experiências que ficaram marcadas na vida dos que puderam ser beneficiadas com a presença da monitora, pois tiveram uma dinâmica diferenciada de aprendizado e também para a vida da acadêmica monitora, contribuindo para a sua futura profissão permitindo o contato direto com o ensino.