O ENSINO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: DESMISTIFICANDO OS CAMINHOS DA PESQUISA

  • Daniele Milla Silva Barbosa
  • Salatiel Silva Barbosa

Resumo

Uma das funções primordiais da Escola é oferecer aos alunos possibilidades para a construção e sistematização do conhecimento. Dessa forma é fundamental para tal entendimento, a construção do saber científico, advindo do incentivo a pesquisa, que é viabilizado por meio da prática. O desenvolvimento de projetos é uma das formas de incentivar os alunos bem como auxiliá-los na compreensão da realidade local. O conceito acerca da metodologia cientifica são abordados indiretamente em todas as disciplinas e conteúdos curriculares, porém a sistematização desses conceitos e transposição desses para transformá-los em um projeto é o que dificulta a compreensão dos alunos, assim, pretende-se facilitar o entendimento e mostrar que a redação de um projeto inicia com o entendimento de conceitos básicos. O projeto é relevante no sentido mostrar aos alunos das Instituições Estaduais as quais serão realizadas as feiras, escolas José de Alencar e Allan Kardec como também os alunos do V e VI módulo do Instituto Federal Campus Novo Paraíso ao ramo da pesquisa cientifica, como se abordam as regras básicas da produção científica, podendo oferecê-los uma compreensão mais apurada e os passos para a construção de Projetos e/ou Relatórios científicos. A oficina terá a duração de 2 horas em cada turma e serão contextualizadas com atos e fatos do dia a dia, bem como envolvendo conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas curriculares. Ofertaremos um questionário pedindo aos participantes que constem ali, dúvidas existentes sobre a construção de projetos. Iremos falar de possíveis temas a serem escolhidos e para tanto usaremos situações diárias para exemplifica-las e demonstrar que o tema se relaciona ao gosto pelo assunto a ser escolhido e trabalhado pelo aluno. Espera-se que as atividades propostas possam despertar nos alunos a compreensão sobre as ferramentas básicas e necessárias para a construção de Projetos e/ou Relatórios científicos.

Publicado
2016-12-16