O JUDÔ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRR

  • Ana Claudia de Oliveira Lopes
  • Paulo Henrique de Lima Reinbold
  • Carlos Alberto Sousa da Silva
  • Dorivaldo Vicente Júnior

Resumo

Esta pesquisa teve como foco a formação de professores, tendo em vista o Judô como ferramenta pedagógica nas práticas docentes, considerado por entidades internacionais como esporte mais completo, pois promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar. Possuindo como objetivo principal colaborar com a formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFRR, através da promoção de uma metodologia para a unificação dos conhecimentos numa ação prática. Foram abrangidos 10 acadêmicos praticantes de Judô do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFRR, onde os mesmos receberam orientações pedagógicas para realizar intervenções com escolares do ensino médio da rede pública de ensino. Essas intervenções ocorreram durante um período de 6 meses e se deram através dos treinos de Judô e acompanhamento escolar dos alunos participantes do projeto. A ferramenta de avaliação desta pesquisa se deu através da análise do desempenho e comportamento escolar, percebidos pelos docentes da escola em que o aluno se encontra matriculado, para critério de relevância do projeto na formação dos acadêmicos, foram aplicados questionários com os participantes do projeto e professores do curso abrangido. Através da análise dos dados coletados, foi percebido que as práticas pedagógicas adotadas pelos acadêmicos no período da intervenção foram de grande relevância, tanto como ferramenta de auxílio para o ensino, como na formação de professores. Com este projeto, foi possível perceber que ações como essa enaltecem, dignificam e valorizam o trabalho do professor, e mostra a relevância de suas ações na sociedade.

Publicado
2016-12-16