O USO DAS TDIC NO ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Aline Cavalcante Ferreira
  • Adriana de Souza Schillreff

Resumo

O mundo vive um contexto de transformações nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais. O cenário da globalização, desde o final do século XX, trouxe novos interesses e necessidades para a sociedade. Nas sociedades tecnológicas, o domínio da leitura e da escrita é de fundamental importância, uma vez que possibilita plena participação social. (JÚNIOR, 2011). Há uma nova realidade social, na qual não basta ler e escrever, mas sim saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade moderna nos faz a todo o momento, bem como interagir com as novas formas de socialização, dentre elas a internet e as redes sociais. Na busca por investigar o real impacto dessas tecnologias no ensino e aprendizado de língua portuguesa, realizamos o projeto. E desta maneira incentivando a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC tanto pelos docentes, como uma estratégia didático-metodológica, quanto pelos discentes como uma importante ferramenta de ensino. Inicialmente buscamos plataformas educacionais como o Edmodo, assim como tecnologias presentes nas rotinas dos próprios discentes como o Whatsapp. Com essas ferramentas promovemos conexões diretas entre alunos e professores, os quais compartilhavam materiais de estudo, debatiam questões e apresentavam dúvidas do conteúdo, incentivando a utilização das tecnologias digitais como um método de estudo. Com isso fortalecendo a pesquisa em nosso Estado e evidenciando as pesquisas desenvolvidas pelo IFRR, propiciando aos discentes dos diversos cursos a iniciarem atividades científicas, contribuindo na formação acadêmica dos mesmos.

Publicado
2016-12-16