SARAU HISPÁNICO: EL ARTE Y LA CULTURA DEL MUNDO HISPANOHABLANTE

  • Esmeraci Santos do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Marilda Vinhote Bentes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Tomás Armando del Pozo Hernández Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sandra Mendes de Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Ricardo Luiz de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Monique de Souza Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Rute Soares Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A proposta do Sarau apresenta neste ano um novo posicionamento estratégico, que perpassa a dimensão intercultural e interdisciplinar. Assim, o presente projeto propõe uma abordagem interdisciplinar e reflexiva acerca do uso dos componentes curriculares: Estágio no Ensino Fundamental II, Teoria e prática da Tradução, Análise e elaboração de material e Metodologia do ensino de ELE e Prática como Componente Curricular II a partir do ensino de língua espanhola envolvendo literatura como “pano de fundo” cognitivo, histórico, cultural e social para atribuir sentidos ao uso do espanhol, ou seja, compreendendo texto literário, tendo como suporte a gramática da língua espanhola (LE), tornando o acadêmico capaz de refletir sobre o texto, sabendo como utilizá-lo em sala de aula para momentos de expressividade. O projeto seguiu as etapas: Divulgação para professores e acadêmicos; Identificação dos talentos; Debates, aulas dialogadas, seminário, produção de poemas; Produção de um livreto e/ou CD e artigo; Produção de material para divulgação (panfletos, cartazes, folder) Ensaios das manifestações artísticas; Organização do Sarau: programação, Buffet, ornamentação. O projeto está em sua última etapa e terá a culminância na semana do IX sendo avaliado continuamente e mensurado a partir da participação e envolvimento dos alunos na proposta e da qualidade das apresentações realizadas. O SARAU HISPÁNICO proporcionou um espaço dinâmico com trocas de experiências e socialização de conhecimentos acadêmico-científico-cultural entre os envolvidos no processo de ensino aprendizagem do Curso Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, assim como promoveu o fazer artístico como estratégias para aprimorar saberes e avançar nas habilidades propostas pelos componentes curriculares do curso.

Publicado
2016-12-16