REALIZANDO A INTERVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM OS ALUNOS DE 5° AO 9° ANO

  • Iedy Almeida Batista
  • Eduardo Douglas *
  • Romário Isidoro Aleixo

Resumo

Observa-se no dia-a-dia escolar a agressividade e atitudes que fere a integridade física e psicológica entre alunos e muitas vezes incluem professores, tem contribuído para o aumento da violência escolar, com essa visão faz-se necessária a intervenção de projetos de incentivo ao combate a violência escolar (Pibid), com objetivo de compreender e tentar mudar um pouco da realidade, proporcionando a socialização de maneira dinâmica através de atividades pedagógicas, onde possa haver o diálogo e respeito com o próximo visando a educação e disciplina desses alunos. O professor é o elemento chave na construção dos aspectos cognitivos, psicológico, moral e social, tendo em vista essa realidade faz com que o aluno pense a respeito da violência escolar, é algo desafiador, pois para o aluno levar tal assunto a sério é algo anormal fora da sua rotina diária, partindo dessas dificuldades a violência escolar se manifestas de várias maneiras Segundo Abromovay (2005), a nossa metodologia foi realizada de acordo com as normas da escola trabalhando em conjunto com a professora educação física, levando sempre atividades dinâmicas que possam trabalhar o respeito, a coletividade e a criatividade dos alunos. Com esse projeto que desenvolvemos na escola, concluímos que é de grande valor no nosso aprendizado como docente e também na construção e desenvolvimento do aluno para viver em sociedade.

Publicado
2016-12-16