IF KARRT – VII COMPETIÇÃO DE CARRINHOS MECATRÔNICOS
Palavras-chave:
Robótica, ensino-aprendizagem, tecnologia socialResumo
Este projeto confirma uma premissa de que é necessário correlacionar teoria e prática como forma de assegurar a qualidade do processo ensino-aprendizagem e da formação profissional para uma prática pedagógica inovadora, promover a motivação do aluno em participar do processo, no qual é o agente principal em sintonia com a interdisciplinaridade nesta ação. O objetivo do presente projeto é consolidar a conscientização e reutilização de materiais que seriam descartados ao meio-ambiente para transformá-los em tecnologias sociais, assim como integrar os alunos que estão cursando as disciplinas propedêuticas com as técnicas, auxiliando-os quanto ao desenvolvimento das habilidades e competências que lhes serão necessárias na vida acadêmica e profissional. Para participar da VI Competição é necessário preencher um formulário online, disponibilizado por três meses, com no máximo três integrantes, direcionado a alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática das modalidades Integrado Integral, Subsequente e PROEJA de qualquer escola (Municipal, Estadual, Federal e Particular) do Brasil, assim como à comunidade em geral. As modalidades do IF kaRRt foram distribuídas quase uniformemente no ano de 2018 com 103 alunos: Design Sustentável 48,8% (20 equipes), Corrida Tradicional 82,9% (34 equipes), Corrida Maluca 82,9% (34 equipes), Corrida Maluca-Inversa 58,5% (24 equipes), Sumô 4x4 61% (25 equipes) e cabo de guerra 46,3% (19 equipes). E Houve uma participação significativa de outras Instituições de Ensino participantes como: IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) 61%, Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus São Sebastião (IFB), Professora Diva Alves de Lima, Faculdade Estácio Atual, Escola Cantinho de Cristo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Escola Adventista, Referencial e Escola Municipal Jesus de Nazaré. As turmas 13411, 13421 e 13441 demonstraram em peso seus carrinhos mecatrônicos. Em relação à disciplina de Eletrônica Digital e projetos eletrônicos ministrada na turma 13421 e 13431 percebe-se claramente a aplicação dos conteúdos durante o desenvolvimento dos carrinhos mecatrônicos.