IX CONCURSO DE REDAÇÃO DO IFRR/CAMPUS AMAJARI: POTENCIALIDADES AGROECOLÓGICAS E CULTURAIS DE RORAIMA

  • Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues
  • Ayrton Alves Veras
  • Jonathan Oliveira Schaeffer
  • José Vilson Martins Filho
  • Ana Maria Alves de Souza
  • Luana Firmino Lobo
Palavras-chave: Comunidades Indígenas, Concurso, Escrita, Leitura

Resumo

O Norte do Estado de Roraima, em especial o município de Amajari expressa uma situação pouco favorável quando se trata de leitura e escrita. Assim, aliado a fatores socioeconômicos e com base na diversidade agroecológica e cultural do estado de Roraima, surgiu a ideia do tema do concurso de Redação, que é: “Potencialidades Agroecológicas e Culturais no Estado de Roraima”. Dessa maneira, este trabalho é fruto do IX Concurso de Redação do IFRR/CAM. Este concurso foi concebido por meio de um Projeto de Extensão, visando à participação da comunidade escolar do município de Amajari. A proposta foi direcionada à perspectiva da realização da escrita em diferentes gêneros textuais (fábulas, charges, contos, lendas, descrições, cartas argumentativas, dentre outros), perpassando o ensino fundamental, o ensino médio, o ensino superior e EaD. O objetivo é socializar os saberes que os estudantes possuem, contribuindo para a melhoria da educação no município de Amajari, a partir do incentivo à leitura e à escrita. A metodologia se deu a partir da realização de oficinas de produção textual direcionadas aos estudantes participantes, nas quais foram abordados diferentes gêneros textuais, bem como os conhecimentos técnicos específicos de cada curso. Em outro momento aconteceu a escrita das redações nas diferentes escolas e comunidades indígenas. As redações selecionadas nesse projeto farão parte da composição do livro do PAT (Plano Anual de Trabalho), sendo uma maneira de valorizar a escrita dos discentes e uma oportunidade para que eles conheçam a sua cultura e a cultura do outro, as peculiaridades de seu curso e do curso do outro. As ações deste mostraram a importância da realização de atividades lúdicas e significativas, para a troca de conhecimento entre os alunos das instituições envolvidas e para a melhoria na prática da leitura e escrita dos estudantes do município de Amajari. O trabalho também propiciou o aprimoramento dos conhecimentos dos estudantes dentro das áreas agroecológicas e culturais do estado de Roraima.

Publicado
2019-07-03