LIBRAS BÁSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Elane de Sousa Santos
  • André Guilherme Muniz Ferreira
Palavras-chave: Ambiente escolar, Comunicação, LIBRAS

Resumo

LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, é uma língua que possui estrutura gramatical própria e a escola, por ser um lugar de aprendizagem, convívio, diferenças e de trocas de conhecimento, tem papel fundamental na formação dos sujeitos e da sociedade em todos os seus aspectos. Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos não-surdos e surdos o conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais. Os conceitos básicos de LIBRAS (breve histórico de LIBRAS, alfabeto, saudações, cores, numerais, objetos, lugares, diálogos) foram trabalhados através de mini-curso, utilizando: Exposição oral dialogada com apoio de material apostilado e recursos multimídia para as projeções em slides; atividades diversificadas, criativas e recreativas, dando ênfase na utilização da prática manual da tradução e interpretação da Língua de Sinais; desenvolvimento de dinâmicas, envolvendo a participação de todos na produção de pequenos diálogos; utilização de músicas como exemplo de que a Língua Brasileira de Sinais não é apenas uma coisa sistemática, e que pode ser divertida. O projeto foi desenvolvido no Campus Novo Paraíso, atendendo 100 pessoas entre alunos e servidores e no município de São João da Baliza, com a participação de 15 pessoas, sendo estas docentes, funcionários, discentes e comunidade em geral. Notou-se relevante progresso dos participantes quanto à aprendizagem dos conceitos básicos de LIBRAS trabalhados, o que contribuiu para uma comunicação melhor entre os participantes e as duas alunas surdas do Campus Novo Paraíso. Os participantes do município atendido demonstraram apreensão desses conhecimentos básicos, uma vez que conseguiram estabelecer comunicação com pessoas com algum problema auditivo e que necessita da LIBRAS para se comunicar. Diante da observação do desempenho dos participantes, acredita-se que o projeto colaborou para a melhoria da comunicação entre pessoas surdas e não-surdas, uma vez que aprender e ensinar essa línguagem tão importante nos dias atuais é relevante em todos os contextos sociais, tendo em vista que a linguagem integra o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos.

Publicado
2019-07-03