A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICIPIO DE BOA VISTA NO DESAFIO PARA INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS

  • Emilly de Nazaré Rabelo Afonso
  • Larissa Alves de Matos
  • Larissa Alves de Matos
  • Roberto de Queiroz Lopes
Palavras-chave: Desafios, Escolas públicas, Inclusão, Professores de ciências

Resumo

É importante destacar a história de origem do papel da educação especial, para avaliar o avanço da inclusão, principalmente os desafios que os professores vivenciam em sala de aula, pois a educação é o caminho mais certo para a evolução da sociedade e a forma mais sensata de buscar a igualdade. Esta pesquisa ainda está em andamento e será apresentado a disciplina de TCC-II do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima e tem como objetivo geral analisar os desafios que os professores de ciências da Rede Pública de Ensino Estadual, no Município de Boa Vista, enfrentam diante da inclusão de alunos surdos. O estudo está sendo desenvolvido através de quatro etapas, no qual iniciou-se com abordagens teóricas em fontes primárias e prosseguiu com um levantamento sobre o quantitativo das escolas públicas de ensino fundamental II do município de Boa Vista, que atendem os alunos Surdos e foram selecionadas uma mostra de trinta porcento, que correspondem a cinco escolas que estão sendo estudadas, através de observações das aulas de ciências para identificar as metodologias e desafios de cada professor, aplicação de questionário para os coordenadores para verificar o apoio que o professor de ciências recebe e finalizando, está sendo realizada uma entrevista com os professores de ciências, com o intuito de conhecer suas dificuldades e práticas pedagógicas. Após a coleta dos dados necessários está sendo feita uma análise crítica, com uma abordagem qualiquantitativa e utilizando o método indutivo para conclusão do trabalho, de imediato pode-se constatar parcialmente através dos questionários aplicados aos coordenadores, que as escolas não oferecem nenhum método para auxiliar o professor na inclusão do aluno Surdo, nas entrevistas com os professores ficou certo que a maioria não possui conhecimento em LIBRAS e diante das observações em sala de aula, nenhum professor mantém diálogo com o seu aluno surdo durante suas aulas. Pode-se concluir ate o momento, que há vários desafios que os educadores enfrentam com a inclusão do aluno Surdo, e isso tudo começa com a falta de comunicação devido o desconhecimento em LIBRAS e com a falta de apoio ao professor, por parte da Escola, Familiares dessas crianças e toda comunidade.

Publicado
2019-07-03