RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O CONTATO COM A REALIDADE ESCOLAR DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL.

  • Airneth de Medeiros Carvalho
  • Adriana Santos Pequeno
  • Elineide Ferreira Nascimento Vieira
  • Leidiane de Sousa Bezerra
Palavras-chave: Ambiente Educacional, Formação Inicial, Residência Pedagógica

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores com a finalidade de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciaturas, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Este programa foi criado com o intuito de promover a aproximação dos futuros professores à realidade escolar, momento em que poderão conhecer as práticas docentes, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, cumprindo as etapas exigidas pelo programa. Dessa forma, o Instituto Federal de Roraima Campus Boa Vista, aderiu ao programa, visando proporcionar aos acadêmicos de licenciatura essa experiência a partir das escolas públicas do estado. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições do programa residência pedagógica, para a formação docente por meio da ambientação no contexto educacional. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, por fazer uma descrição exata dos fatos e fenômenos de determinada realidade, e ainda, como de cunho qualitativo, por preocupar-se, portanto, com aspectos da realidade, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Quanto aos procedimentos técnicos fez-se o uso da pesquisa documental, uma vez que esta permite compreender a identificação, verificação e apreciação de documentos para determinado fim, este, norteou a análise do Projeto Político Pedagógico da escola investigada, como complemento, utilizou-se a técnica de observação não participante. Em decorrência foi constatado que o programa possibilitou aos acadêmicos de licenciatura, na primeira fase, o contato com a realidade escolar, especificamente, com o currículo, reconhecendo o vínculo entre as teorias que norteiam o seu funcionamento e suas devidas atribuições, ou seja, possibilitou conhecer as práticas desenvolvidas neste contexto ainda em processo formativo. Vale ressaltar, ainda, que nesta fase conheceu-se a organização da gestão e infraestrutura da escola. Conclui-se que o programa Residência Pedagógica proporcionou aos futuros professores o conhecimento real do ambiente educacional, ainda, o contato com as práticas desenvolvidas pelos servidores da escola e sua organização como um todo, uma vez que este propiciou reconhecer, na prática, o contraste das teorias internalizadas durante o curso com a realidade do ensino nas escolas públicas do estado.

Publicado
2019-07-03