ESCREVENDO PARA O AGORA: FOMENTANDO A CRIAÇÃO DE TEXTOS

  • Adriana Alves do Amaral
  • Gabriel Ferreira Hammarstron
  • Kezia Keulen Rodrigues Barbosa
Palavras-chave: Conhecimento, Dissertação, Ensino, Leitura

Resumo

O projeto ESCREVENDO PARA O AGORA: FOMENTANDO A CRIAÇÃO DE TEXTOS, tem como principal objetivo promover a criação de textos dissertativos ao público/estudante do Colégio Militar Elza Breves do bairro Laura Moreira e do Campus Boa Vista Zona Oeste por meio de oficinas de leitura de variados gêneros textuais com ênfase nos textos dissertativos que é o mais solicitado nas avaliações externas como: vestibulares, ENEM, concursos públicos e seleções privadas ministradas por professores de Língua Portuguesa, visou-se o aprimoramento da escrita dos participantes antes da realização do “concurso de produção textual dissertativo”. Foram realizadas três oficinas de 2h, nas quais os alunos tinham acesso a leitura de variados gêneros textuais, depois foi feito a análise e entendimento das leituras voltadas sempre para o posicionamento crítico e defesa do ponto de vista dos estudantes, além das leituras e diálogos dos textos foi trabalhado a estrutura dos textos para mostrar as diferenças destes de acordo com cada gênero, a partir da compreensão dos alunos, partiu-se para a estrutura do texto dissertativo, suas características, a importância dos conectivos, dos sinônimos, dos termos anafóricos e catafóricos. Trabalhou-se cuidadosamente a construção do texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. O projeto proporcionou aos discentes, técnicas de produção textual e a construção detalhada deste, sem deixar de ressaltar a importância da defesa de ideias e de argumentos bem articulados, convencimento e sustentação de opinião, ponto de vista bem articulado, coerente e coeso. As oficinas somadas aos conhecimentos prévios dos alunos resultaram em ótimas produções dissertativas que foram realizados após as oficinas com tema “Fake News” assunto atual e polêmico. Houve a adesão de 120 alunos e aprovação de 90% destes ao projeto, pois, além de ajudar os discentes do 3º ano do Ensino Médio a produzir bons textos ofereceu uma premiação de R$ 200,00 para o 1º colocado de cada escola e R$ 100,00 ao segundo colocado. Enfim o projeto foi significativo ao público alvo e alcançou o objetivo de levar o conhecimento através da leitura e incentivar a produção de texto.

Publicado
2019-07-03