A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO UMA TENDÊNCIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE RORAIMA

Autores

  • Nilra Jane Filgueira Bezerra
  • Leandro José da Silva

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino e aprendizagem, Resolução de problema

Resumo

O presente resumo trata-se a respeito da proposta de pesquisa que teve como objetivo investigar as concepções e as práticas de professores que atuam em séries do Ensino Médio na modalidade regular da Rede Estadual de Roraima, no município de Boa Vista acerca do ensino da Matemática a partir do uso Resolução de Problema, pois acreditamos que o uso da Resolução de Problema no ensino de Matemática, pode contribuir para minimizar dificuldades dos alunos e fazer com que compreendam a utilidade desta Ciência para sua vida. Ao longo dos anos, vem sendo desenvolvida na área da Educação Matemática uma série de pesquisas, buscando cada vez mais inovar as metodologias para o ensino da Matemática, fazendo com que os professores reflitam sobre suas práticas pedagógicas e encontre metodologia adequada com o desenvolvimento dos seus trabalhos, buscando estratégias que supra as necessidades do ensino e aprendizagem dos alunos, obtendo um resultado positivo e que o aluno não assuma apenas papel de receptor, mas que tenha opiniões próprias seja crítico construtivo, pensante de forma autônoma. Com base nesses pressupostos e também percebendo a importância da resolução de problema para construção de conhecimento, resolvemos investigar qual a visão dos professores sobre a resolução de problema e como eles têm praticado em suas aulas. Baseamos nosso estudos em teóricos como Polya (1964), Onuchic(1999) que relatam a prática da resolução de problema e também em documentos como PCN’s, Orientações curriculares para o Ensino Médio que sustentam o uso dessa tendência. Aderimos a uma pesquisa qualitativa exploratória e sua profundidade utilizada foi a pesquisa de campo, na qual foi utilizado questionário como instrumentos de coletas de dados. Através dos resultados finais dessa pesquisa esperamos contribuir com reflexões acerca dessa tendência, esclarecendo a comunidade acadêmica e os educadores matemáticos sobre as vantagens do uso dessa tendência em sala de aula, pois defendemos que o uso da resolução de problemas nas aulas de matemática fortalece o aprendizado e torna o processo de ensino mais eficaz. E assim contribui para a melhoria do processo ensino e aprendizagem.

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Publicado

2019-07-03