INFORMÁTICA AVANÇADA PARA COMUNIDADE INDIGENA DO MALACACHETA

  • Marcos Ferreira Sá
  • Francisca das Chagas Souza de Araújo
  • Cristiane Pereira de Oliveira
Palavras-chave: Comunidade Indígena Malacacheta, Informática avançada, Extensão

Resumo

A informática está presente em praticamente todos os setores da vida moderna. Atualmente ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. Nesse contexto, este projeto de extensão teve como objetivo geral capacitar alunos da Comunidade Indígena da Malacacheta, localizada na região da Serra da Lua, a aprender os recursos básicos/avançado do Computador. O curso teve carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, iniciando no dia 24 de agosto de 2017 e foram concluídos no dia 10 de outubro do mesmo ano. As aulas foram realizadas todas as terças e quintas-feiras na comunidade. O público-alvo foram secretários e professores da comunidade. Essa capacitação foi ministrada por acadêmico do curso superior de Tecnologia em Análises e Desenvolvimento de Sistemas e também, coordenador de Comunicação Social do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR). Os conteúdos programáticos trabalhados no curso foram: Word 2007, Excel 2007 e Windows 7. O curso atingiu diretamente um público de 30 pessoas entre secretários, professores, funcionários e monitores indígenas da escola. Para execução dessa turma, o projeto se responsabilizou pelo deslocamento do ministrante do curso no trajeto entre o campus e a comunidade e o laboratório de informática, local da realização do curso, foi montado na escola da comunidade com a instalação de 20 notebooks. Os cursistas demonstraram interesse em participar do curso e desenvolveram as atividades durante o período proposto. O projeto de extensão supracitado foi uma experiência proveitosa e gratificante. As atividades buscaram o comprometimento da comunidade e da instituição. Na perspectiva de estabelecer uma relação de transformação entre a instituição e a sociedade as atividades buscaram contribuir para a inclusão dos povos indígenas, ampliação das oportunidades educacionais e do acesso de professores indígenas aos processos de formação e de qualificação, particularmente relacionados à inclusão digital, promovidos pela instituição federal.

Publicado
2019-07-03