TÉCNICAS EM VENDAS: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Autores

  • Fernanda Silva do Casal
  • Elaine Ramires Pinto
  • Clebylane da Silva Rodrigues
  • Daniele Silva da Silva
  • Genilza Santos de Souza

Palavras-chave:

Comércio, Estratégia, Técnicas, Vendas

Resumo

O comércio baseia se num sistema de trocas que geralmente é bilateral, no entanto, atualmente este processo tem mudado suas formas de funcionamento. Historicamente, tem seu marco com as trocas realizadas por especialização de produção de cada família voltadas para a caça, pesca, agricultura, pecuária, etc. As famílias alcançavam uma produção maior que o seu próprio consumo e a estocavam. Com a revolução industrial, a produção em massa foi algo que modificou radicalmente a nossa forma de ser e de viver. O comércio sofreu grandes mudanças se tornou acirrado e competitivo, dando enfoque a realização não só da produção, mas também das vendas realizadas para entrada de recursos e reinvestimento na produção. Assim, vender hoje é se manter ativo no mercado. As vendas são estratégicas para qualquer organização. Tendo como base esse contexto o referido projeto tem como objetivo geral desenvolver habilidades e competências dos participantes através do ensino/aprendizagem de técnicas na área de vendas a partir do momento que trabalha as técnicas de vendas que possibilitar qualificação especializada para atuação neste novo cenário organizacional. A metodologia desenvolvida em cinco fases relaciona o ensino, a pesquisa e a extensão, para que as alunas envolvidas na execução do projeto tivessem como elencar as principais técnicas de vendas utilizadas no mercado local, associando a realidade do comércio com o seu mercado e firmar parceria com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para compartilhar conhecimentos acerca da temática no minicurso Técnicas de Vendas: Uma ferramenta estratégica no mundo dos negócios desenvolvido em 15 horas/aula nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista Zona Oeste. No mini curso 21 pessoas foram atendidas e consideradas aptas para certificação. Por meio do questionário de avaliação aplicado ao término do mini curso pode-se afirmar que o projeto de uma forma geral atendeu as expectativas levando em consideração que a maioria dos pessoas atendidas ficaram satisfeitas com os assuntos abordados e acreditam que o mini curso traz mudanças de comportamento no que diz respeito a técnicas em vendas na área do comércio.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-03