ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 5º MÓDULO DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

  • Eduardo Guilherme de Moura Paegle
  • Yasmim Braga Pacheco
Palavras-chave: Aprendizagem Contínua, Ensino Médio, Questionário

Resumo

Este projeto descreve uma pesquisa do percentual de Aprendizagem Contínua por meio de testes de sondagem nos alunos do 5ª módulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista Zona Oeste. Objetivando mostrar o percentual de aproveitamento das disciplinas referentes ao ensino médio, oferecendo o resultado deste projeto para professores e coordenadores tomarem como base de referência para tomadas de decisões para melhorar e/ou aprimorar a metodologia utilizada pelos mesmos. A metodologia aplicada foi de caráter quantitativo quanto às entrevistas semi-estruturadas, nas quais os entrevistados tiveram liberdade para responder de forma aberta, e qualitativa pela forma que a análise foi feita, pois nela ocorreu a mensuração dos resultados obtidos através da aplicação do questionário dissertativo aplicado aos alunos. Sendo dada da seguinte forma: A princípio, foram feitos levantamentos bibliográficos para a preparação dos questionários. Foram elaboradas questões dissertativas de matérias específicas do ensino médio, abrangendo apenas assuntos repassados nas salas de aula. O questionário elaborado possui 35 questões sendo distribuídas entre as matérias: português, matemática, biologia, física, química, história e geografia, cada uma contendo cinco questões referentes a cada um dos módulos cursados pelos discentes. O questionário foi aplicado, de forma surpresa, durante um horário cedido pelo docente que o possuía, impedindo qualquer preparação prévia por parte dos respondentes. A correção do questionário foi distribuída ao longo da semana, fazendo com que a cada dia uma disciplina do questionário recebesse a correção. Ao todo, 55 alunos responderam ao questionário, onde deste obtivemos os seguintes resultados: da totalidade que questões respondidas: 5,82% delas estavam erradas, 22,03% foram respondidas de forma correta e 72,15% não foram respondidas. Sendo que na disciplina de Biologia 53,81% das questões estavam corretas, 14,18% estavam erradas e 32,01% não foram respondidas. Na disciplina de Geografia 38,55% das questões estavam corretas, 5,82% estavam erradas e 55,63% não foram respondidas. Em História 23,64% das questões estavam corretas, 3,27% estavam erradas e 73,09% não foram respondidas. Na disciplina de Português 30,91% das questões estavam corretas, 8,36% estavam erradas e 60,73% não foram respondidas. Já na disciplina de Química 1,45% das questões estavam corretas, 1,09% estavam erradas e 97,46% não foram respondidas. Os resultados para a disciplina de Física foi de 0% respondidas corretamente, 2,18% respondidas de forma incorreta e 97,82% não foram respondidas. Na disciplina de matemática 5,82% das questões estavam corretas, 5,82% estavam erradas e 88,36% não foram respondidas. Avaliando os alunos individualmente e atribuindo o valor de 10 pontos para o questionário, onde para cada questão atribuíram-se 0,286 pontos, obtivemos os seguintes resultados: nenhum dos entrevistados atingiu a média 7 e apenas um aluno atingiu a media 6,6, os demais ficaram entre as medias 0,286 e 5,2. Concluindo o ensino relativo ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista Zona Oeste está defasado, e é necessário se pensar em novas metodologias que venham contribuir para a melhoria destes resultados.

Publicado
2019-07-03