https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/issue/feed Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR - e-ISSN 2447-1208 2023-09-11T12:25:12-04:00 Leila de Sena Cavalcante publicacoes@ifrr.edu.br Open Journal Systems <div style="text-align: justify;"> <p>O periódico<strong> Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR </strong>consiste numa publicação eletrônica dos trabalhos apresentados nas edições do Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).</p> </div> https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1390 A A CONDUTA ÉTICA DA RECEPÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE 2023-05-02T16:54:35-04:00 Gilmara Jane Amorim de Moraes gilmara.amorim@ifrr.edu.br Ana Beatriz Barroso Carneiro anabeatrizbarroso32@gmail.com <p>No panorama atual de pandemia, a recepção de um serviço na saúde deverá ser de forma diferenciada de outros serviços prestados. Deve ser com humanização e ética, sobretudo se este atendimento é na recepção de uma Unidade Básica de Saúde", que não é apenas um espaço físico, mas um ambiente para postura ética com os usuários da instituição. A presente pesquisa descreve questões de ética cotidianas na recepção em "Unidades Básicas de Saúde". O estudo analisou a conduta ética no atendimento dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde. Para tanto usou-se a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, através de Levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio de escritos entrônicos como artigos científicos, páginas de web sites (Scielo; Portal de periódicos da Capes; Google acadêmico, Revistas científicas e Plataforma sucupira), leis e decretos que abordavam sobre a conduta ética da recepção dos centros de saúde de alguns estados do Brasil, como: Acre, Amazonas, Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo, no período de 2008 a 2021. Como resultado da pesquisa, observou-se através da anáilise de documentos e de referências científicas que na maioria dos estados pesquisados, existe uma grande necessidade de investir em treinamento e capacitação no tocante a humanização no atendimento dos recepcionistas em relação aos usuários, o que impõe a constatação de que a gestão de uma Unidade Básica de Saúde, precisa ter um olhar mais críterioso na área do atendimento, com o fim de melhorar o desempenho desses profissionais em relação a humanização, pois é a equipe da recepção que mantém o primeiro contato com os usuários.</p> 2023-05-02T15:59:40-04:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1393 A A INCLUSÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR ATRAVÉS DA GASTRONOMIA 2023-05-02T16:54:35-04:00 Danielle Cunha de Souza Pereira danielle.pereira@ifrr.edu.br Francisco do Nascimento Moura francisco.moura@ifrr.edu.br <p>A inclusão da história e da cultura indígena nos currículos da Educação básica e superior brasileira, pelas reformas curriculares implantadas no Brasil pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9394 de 1996) e promulgação da Lei nº 11.645 de 2008 é de suma importância para o ensino da diversidade cultural no Brasil. As supracitadas leis corroboram para a valorização da história e da cultura dos indígenas, buscando assim reparar danos à sua identidade e a seus direitos. Esta inclusão amplia o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Objetivo do presente trabalho foi estudar a influência da culinária indígena no padrão alimentar dos brasileiros, com foco no estado de Roraima, com o intuito de conscientizar os alunos que muitos dos alimentos consumidos no dia a dia, como base da nossa alimentação, possuem origem indígena, sendo incorporados e/ou adaptados à nossa cultura pelos hábitos alimentares indígenas. A pesquisa teve como referencial teórico a História Cultural e se baseou na bibliografia especializada sobre o tema para propor a construção de encontros e materiais didáticos para o ensino da Culinária indígena junto aos participantes do curso de extensão “Educação em direitos humanos: diálogos, reflexão e ação” realizado de forma 100% a distância, no período de 18 de março a 30 de abril de 2021, com carga horaria de 40 horas. Foi realizado encontro gastronômico online onde foram expostos os principais ingredientes utilizados na culinária indígena, sendo também apresentado os principais pratos típicos da cultura. Ao final do encontro foi realizado quiz para verificação da construção do conhecimento e do processo ensino-aprendizagem. Pôde-se observar que a legislação, embora seja um fator positivo para conhecimento da história, lutas e especificidades da causa dos indígenas, ela sozinha é insuficiente enquanto instrumento de valorização dessas culturas, bem como da promoção de relações étnico-raciais no interior da escola e no amplo contexto social. Para que se faça valer o seu cumprimento, as Leis especificadas, devem ser aplicadas de forma eficaz por toda comunidade acadêmica com o apoio dos familiares e da sociedade em geral, nesse cenário, os hábitos alimentares podem revelar importantes aspectos da nossa sociedade. Assim, a História da alimentação brasileira pode ser uma porta de entrada para o sucesso da inclusão da História e da cultura indígena no currículo escolar com a efetiva implantação das leis existentes.</p> 2023-05-02T16:52:15-04:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1395 A A RELAÇÃO ESTUDO X TRABALHO, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AOS CURSOS TÉCNICOS DO IFRR/CBVZO, NOS ANOS DE 2020 E 2021 2023-05-02T17:24:22-04:00 Alice Tayza Ribeiro de Vasconcelos alice.ribeiro@academico.ifrr.edu.br Mariana Lima da Silva mariana.silva@ifrr.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a realidade dos estudantes de Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos do Campus Boa Vista Zona Oeste que começaram a trabalhar na Pandemia e os impactos sobre a rotina escolar. Para tanto, está sendo levantado o quantitativo dos estudantes do Ensino Médio Integrado que começaram a trabalhar durante a Pandemia. Além disso, tem sido realizado o registro dos fatores que causaram a procura por trabalho remunerado nesse período, a identificação das principais condições de trabalho dos estudantes trabalhadores e o relato dos impactos percebidos por esses estudantes sobre o desempenho escolar. Para alcançar os objetivos específicos propostos, foi aplicado questionário, por meio do Google Forms, para os estudantes das três séries do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos de Serviços Públicos e Comércio, matriculados na instituição nos anos de 2020 e 2021. Como a pesquisa ainda está em andamento, também está prevista a realização de entrevistas com os gestores responsáveis pelo ensino, apoio pedagógico e assistência estudantil do Campus, para registrar o que a instituição conhece ou desconhece sobre a realidade dos estudantes trabalhadores e ações que têm sido desenvolvidas para evitar o abandono e a evasão escolar durante a Pandemia. Das respostas obtidas até o momento entre os discentes, por meio da aplicação do questionário, observou-se que dos estudantes menores de 18 anos, 32,7% afirmaram que trabalharam após o início da Pandemia, já entre os maiores de 18 anos, 81% informaram terem trabalhado durante a Pandemia. Os principais motivos listados pelos estudantes maiores e menores de idade para terem começado a trabalhar foram: 1) contribuir para as despesas da casa e 2) ter dinheiro para custear suas próprias despesas.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Quanto ao vínculo do trabalho, 62,5% dos menores de idade são empregados, mas sem carteira assinada, enquanto 28,6% dos maiores de idade são empregados sem carteira assinada. Quanto ao retorno às aulas presenciais, 100% dos menores de idade sinalizaram que optariam pelos estudos caso as aulas presenciais voltassem, já entre os maiores 76,2% optariam pelos estudos e 19% não souberam responder. Os dados reunidos até o momento indicam que a suspensão das aulas presenciais e o contexto de vulnerabilidade socioeconômica provocada pela Pandemia influenciou de forma direta na vida escolar dos estudantes do CBVZO, levando um número significativo a ter que trabalhar, em sua grande maioria, em condições de emprego informal. Ao final da pesquisa, além dos relatórios obrigatórios, será produzido vídeo de curta duração para divulgação dos resultados encontrados por meio deste trabalho nas mídias sociais do IFRR</span></p> 2023-05-02T00:00:00-04:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1396 A A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ VIEIRA DE SALES GUERRA, CARACARAÍ/RORAIMA 2023-05-02T17:32:52-04:00 João Maria da Rocha Filho joaofilho122@hotmail.com Udine Garcia Benedetti udine.benedetti@ifrr.edu.br osenildo Nogueira de Morais j-osenildonogueira@hotmail.com Vanilza Cavalcante Moura mouravanilza60@gmail.com Michel D’avila Costa michel_davila@hotmail.com Marcela Andrade de Souza marcela.hpl@gmail.com <p><span dir="ltr" style="left: 21.44%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.993536);" role="presentation">É notório o</span> <span dir="ltr" style="left: 32.58%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.959035);" role="presentation">desafio enfrentado pela</span><span dir="ltr" style="left: 54.21%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">s</span> <span dir="ltr" style="left: 56.06%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.980696);" role="presentation">escola</span><span dir="ltr" style="left: 61.89%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">s</span><span dir="ltr" style="left: 62.89%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">,</span> <span dir="ltr" style="left: 64.29%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.939624);" role="presentation">para</span> <span dir="ltr" style="left: 69.17%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.879103);" role="presentation">tornar</span> <span dir="ltr" style="left: 75.27%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02271);" role="presentation">as aulas</span> <span dir="ltr" style="left: 83.9%; top: 30.73%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.945403);" role="presentation">mais </span><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 32.38%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0099);" role="presentation">dinâmicas e atrativas para</span> <span dir="ltr" style="left: 38.03%; top: 32.38%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.974205);" role="presentation">os</span> <span dir="ltr" style="left: 41.21%; top: 32.38%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.990535);" role="presentation">estudantes. Sem laboratórios ou com laboratórios</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 34.01%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.946846);" role="presentation">precários,</span> <span dir="ltr" style="left: 21.72%; top: 34.01%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00973);" role="presentation">as aulas de biologia resultam na dis</span><span dir="ltr" style="left: 55.78%; top: 34.01%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.996251);" role="presentation">sociação entre teoria e prática.</span> <span dir="ltr" style="left: 85.58%; top: 34.01%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01413);" role="presentation">Os</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 35.66%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.991168);" role="presentation">conteúdos de biologia</span> <span dir="ltr" style="left: 33.96%; top: 35.66%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.926108);" role="presentation">abrangem</span> <span dir="ltr" style="left: 44.2%; top: 35.66%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03957);" role="presentation">diversas áreas, desde o estudo de estruturas</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 37.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.977572);" role="presentation">microscópicas a macroscópicas,</span> <span dir="ltr" style="left: 42.1%; top: 37.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.974205);" role="presentation">os</span> <span dir="ltr" style="left: 44.97%; top: 37.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.987133);" role="presentation">seres vivos e os ambientes habitados por eles,</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 38.94%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.996859);" role="presentation">bem como a hereditariedade, evolução e as diversas formas de re</span><span dir="ltr" style="left: 73.93%; top: 38.94%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00089);" role="presentation">lações entre os </span><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 40.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.982725);" role="presentation">seres vivos, entre outras</span><span dir="ltr" style="left: 34.57%; top: 40.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00523);" role="presentation">. Tais conteúdos</span> <span dir="ltr" style="left: 50.55%; top: 40.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.970078);" role="presentation">são considerados complexos e, portanto,</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 42.22%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01156);" role="presentation">de difícil assimilação p</span><span dir="ltr" style="left: 33.35%; top: 42.22%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.953927);" role="presentation">ara</span> <span dir="ltr" style="left: 37.22%; top: 42.22%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.963692);" role="presentation">muitos discentes</span><span dir="ltr" style="left: 52.64%; top: 42.22%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02997);" role="presentation">. Associada a essa “complexidade</span><span dir="ltr" style="left: 84.84%; top: 42.22%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">”</span><span dir="ltr" style="left: 85.51%; top: 42.22%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.20422);" role="presentation">, a</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965261);" role="presentation">carência</span> <span dir="ltr" style="left: 21.07%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943208);" role="presentation">de</span> <span dir="ltr" style="left: 24.79%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965005);" role="presentation">aulas</span> <span dir="ltr" style="left: 31.09%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.950444);" role="presentation">práticas,</span> <span dir="ltr" style="left: 40.18%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.91597);" role="presentation">sobretudo</span> <span dir="ltr" style="left: 50.63%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01558);" role="presentation">as</span> <span dir="ltr" style="left: 54.23%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.923856);" role="presentation">laboratoriais,</span> <span dir="ltr" style="left: 67.25%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.911989);" role="presentation">tendem</span> <span dir="ltr" style="left: 75.45%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">a</span> <span dir="ltr" style="left: 78.05%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.893712);" role="presentation">dificultar</span> <span dir="ltr" style="left: 87.04%; top: 43.84%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">o</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 45.49%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.941185);" role="presentation">aprendizado.</span> <span dir="ltr" style="left: 24.48%; top: 45.49%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.994756);" role="presentation">Baseado neste contexto, e</span><span dir="ltr" style="left: 49.22%; top: 45.49%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.952549);" role="presentation">ste trabalho</span> <span dir="ltr" style="left: 60.89%; top: 45.49%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.901405);" role="presentation">te</span><span dir="ltr" style="left: 62.57%; top: 45.49%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">m</span> <span dir="ltr" style="left: 65.1%; top: 45.49%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.964266);" role="presentation">como objetivo auxiliar no</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 47.12%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.962803);" role="presentation">processo de ensino</span><span dir="ltr" style="left: 29.56%; top: 47.12%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 30.23%; top: 47.12%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.946563);" role="presentation">aprendizagem dos conteúdos de biologia, por meio da</span> <span dir="ltr" style="left: 79.75%; top: 47.12%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.940907);" role="presentation">utilização</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943208);" role="presentation">de</span> <span dir="ltr" style="left: 15.89%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.934923);" role="presentation">maquetes</span> <span dir="ltr" style="left: 26.43%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.926648);" role="presentation">em</span> <span dir="ltr" style="left: 30.91%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.986679);" role="presentation">sala</span> <span dir="ltr" style="left: 36.28%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943208);" role="presentation">de</span> <span dir="ltr" style="left: 40.2%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.956824);" role="presentation">aula.</span> <span dir="ltr" style="left: 46.25%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04352);" role="presentation">As</span> <span dir="ltr" style="left: 50.29%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.934923);" role="presentation">maquetes</span> <span dir="ltr" style="left: 60.82%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.900599);" role="presentation">foram</span> <span dir="ltr" style="left: 67.65%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.956038);" role="presentation">confeccionadas</span> <span dir="ltr" style="left: 83.34%; top: 48.77%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.948103);" role="presentation">pelos </span><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 50.4%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.960456);" role="presentation">acadêmicos do</span> <span dir="ltr" style="left: 26.15%; top: 50.4%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.974982);" role="presentation">curso de L</span><span dir="ltr" style="left: 35.62%; top: 50.4%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965295);" role="presentation">icenciatura em Ciências Biológicas</span><span dir="ltr" style="left: 66.86%; top: 50.4%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">,</span> <span dir="ltr" style="left: 68.01%; top: 50.4%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.93801);" role="presentation">do Instituto Federal de</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 52.05%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965186);" role="presentation">Roraima,</span> <span dir="ltr" style="left: 20.78%; top: 52.05%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.922734);" role="presentation">participantes</span> <span dir="ltr" style="left: 32.83%; top: 52.05%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.911639);" role="presentation">do</span> <span dir="ltr" style="left: 35.7%; top: 52.05%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.963725);" role="presentation">Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência</span><span dir="ltr" style="left: 87.6%; top: 52.05%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">.</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 53.68%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.958805);" role="presentation">Foram</span> <span dir="ltr" style="left: 18.59%; top: 53.68%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.917989);" role="presentation">utiliza</span><span dir="ltr" style="left: 23.75%; top: 53.68%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.948936);" role="presentation">dos</span> <span dir="ltr" style="left: 27.79%; top: 53.68%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.96441);" role="presentation">materiais recicláveis</span> <span dir="ltr" style="left: 46.97%; top: 53.68%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.995989);" role="presentation">na confecção das mesmas,</span> <span dir="ltr" style="left: 73.01%; top: 53.68%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.969312);" role="presentation">com a finalidade</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943208);" role="presentation">de</span> <span dir="ltr" style="left: 16.58%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.946411);" role="presentation">conscientizar</span> <span dir="ltr" style="left: 30.71%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.974205);" role="presentation">os</span> <span dir="ltr" style="left: 35.2%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.956017);" role="presentation">discentes</span> <span dir="ltr" style="left: 46.08%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">s</span><span dir="ltr" style="left: 47.09%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.919127);" role="presentation">obre</span> <span dir="ltr" style="left: 53.49%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">a</span> <span dir="ltr" style="left: 56.97%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.912311);" role="presentation">importância</span> <span dir="ltr" style="left: 69.76%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.945882);" role="presentation">da</span> <span dir="ltr" style="left: 74.36%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.946377);" role="presentation">reciclagem</span> <span dir="ltr" style="left: 86.47%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">e</span><span dir="ltr" style="left: 87.6%; top: 55.33%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">,</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 56.95%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.945887);" role="presentation">consequentemente, da</span> <span dir="ltr" style="left: 33.34%; top: 56.95%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.949186);" role="presentation">preservação ambiental</span><span dir="ltr" style="left: 53.88%; top: 56.95%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">.</span> <span dir="ltr" style="left: 55.15%; top: 56.95%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.980936);" role="presentation">Com o retorno às aulas presenciais,</span><br role="presentation"><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 58.61%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01828);" role="presentation">as maquetes deverão ser utilizadas</span> <span dir="ltr" style="left: 46.85%; top: 58.61%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04021);" role="presentation">nas aulas de biologia do ensino médio, na </span><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 60.23%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02239);" role="presentation">escola estadual José Vieira de Sales Guerra</span><span dir="ltr" style="left: 53.09%; top: 60.23%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">,</span> <span dir="ltr" style="left: 54.43%; top: 60.23%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.964544);" role="presentation">como forma de cont</span><span dir="ltr" style="left: 72.92%; top: 60.23%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.973521);" role="presentation">extualização dos</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 61.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.933109);" role="presentation">conteúdos</span> <span dir="ltr" style="left: 22%; top: 61.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.941959);" role="presentation">que, geralmente</span><span dir="ltr" style="left: 36.74%; top: 61.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">,</span> <span dir="ltr" style="left: 38.02%; top: 61.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.980061);" role="presentation">são</span> <span dir="ltr" style="left: 42%; top: 61.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.928725);" role="presentation">trabalhados</span> <span dir="ltr" style="left: 53.26%; top: 61.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965473);" role="presentation">apenas</span> <span dir="ltr" style="left: 60.6%; top: 61.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.947487);" role="presentation">de forma teórica</span><span dir="ltr" style="left: 75.5%; top: 61.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00337);" role="presentation">. Em seguida,</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 63.51%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.961153);" role="presentation">serão</span> <span dir="ltr" style="left: 17.58%; top: 63.51%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.953277);" role="presentation">aplicados</span> <span dir="ltr" style="left: 26.67%; top: 63.51%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.984674);" role="presentation">exercícios</span> <span dir="ltr" style="left: 36.31%; top: 63.51%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.948103);" role="presentation">pelos</span> <span dir="ltr" style="left: 41.7%; top: 63.51%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.951863);" role="presentation">acadêmicos de biologia,</span> <span dir="ltr" style="left: 63.92%; top: 63.51%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.95812);" role="presentation">para que se possa verificar</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 65.16%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0353);" role="presentation">se houve efetiva assimilação dos conteúdos após utilização das maquetes na</span><span dir="ltr" style="left: 87.15%; top: 65.16%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">s</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 66.79%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.971945);" role="presentation">aulas.</span> <span dir="ltr" style="left: 18.26%; top: 66.79%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.968524);" role="presentation">Consideramos como ponto</span> <span dir="ltr" style="left: 43.95%; top: 66.79%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.931165);" role="presentation">bastante</span> <span dir="ltr" style="left: 52.59%; top: 66.79%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.918862);" role="presentation">positivo</span> <span dir="ltr" style="left: 60.33%; top: 66.79%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01967);" role="presentation">o uso</span> <span dir="ltr" style="left: 66.51%; top: 66.79%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.985461);" role="presentation">de materiais recicláveis</span><br role="presentation"><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 68.44%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.968611);" role="presentation">pelos acadêmicos do curso de biologia, pois, além de contribuir para a preservação </span><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 70.07%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.963124);" role="presentation">ambiental, serviu como uma espécie de “oficina de confecção de materia</span><span dir="ltr" style="left: 78.09%; top: 70.07%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.979254);" role="presentation">is</span> <span dir="ltr" style="left: 80.2%; top: 70.07%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.91833);" role="presentation">didático</span><span dir="ltr" style="left: 87.15%; top: 70.07%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">s</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.949136);" role="presentation">ecológic</span><span dir="ltr" style="left: 19.37%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.974205);" role="presentation">os</span><span dir="ltr" style="left: 21.5%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">”</span> <span dir="ltr" style="left: 23.71%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.939624);" role="presentation">para</span> <span dir="ltr" style="left: 29.29%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">o</span> <span dir="ltr" style="left: 31.95%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.953899);" role="presentation">desenvolv</span><span dir="ltr" style="left: 41.03%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">i</span><span dir="ltr" style="left: 41.48%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.901362);" role="presentation">mento</span> <span dir="ltr" style="left: 48.62%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943208);" role="presentation">de</span> <span dir="ltr" style="left: 52.4%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.941928);" role="presentation">atividades</span> <span dir="ltr" style="left: 63.02%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.958361);" role="presentation">lúdicas.</span> <span dir="ltr" style="left: 71.4%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00002);" role="presentation">Espera</span><span dir="ltr" style="left: 77.79%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 78.46%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01214);" role="presentation">se</span> <span dir="ltr" style="left: 82.13%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.928122);" role="presentation">que</span> <span dir="ltr" style="left: 87.03%; top: 71.72%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">a</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 73.35%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.967428);" role="presentation">realização</span> <span dir="ltr" style="left: 22.01%; top: 73.35%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.966778);" role="presentation">desse trabalho</span><span dir="ltr" style="left: 35.52%; top: 73.35%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.98246);" role="presentation">, resulte</span> <span dir="ltr" style="left: 43.83%; top: 73.35%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943208);" role="presentation">na</span> <span dir="ltr" style="left: 46.93%; top: 73.35%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.945191);" role="presentation">melhoria n</span><span dir="ltr" style="left: 56.63%; top: 73.35%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.978874);" role="presentation">o aprendizado dos</span> <span dir="ltr" style="left: 74.64%; top: 73.35%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.960372);" role="presentation">estudantes em</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.958305);" role="presentation">relação</span> <span dir="ltr" style="left: 19.92%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.980182);" role="presentation">aos</span> <span dir="ltr" style="left: 24.5%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.952811);" role="presentation">assuntos</span> <span dir="ltr" style="left: 33.9%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.919053);" role="presentation">ministrados</span> <span dir="ltr" style="left: 45.54%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">e</span><span dir="ltr" style="left: 46.66%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">,</span> <span dir="ltr" style="left: 48.55%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.925782);" role="presentation">promova</span> <span dir="ltr" style="left: 57.73%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.90193);" role="presentation">maior</span> <span dir="ltr" style="left: 64.1%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.947668);" role="presentation">interesse</span> <span dir="ltr" style="left: 73.61%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965005);" role="presentation">pelas</span> <span dir="ltr" style="left: 79.76%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965005);" role="presentation">aulas</span> <span dir="ltr" style="left: 85.91%; top: 75%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943208);" role="presentation">de</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 76.62%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.921228);" role="presentation">biologia.</span> <span dir="ltr" style="left: 20.4%; top: 76.62%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.992495);" role="presentation">A utilização</span> <span dir="ltr" style="left: 31.98%; top: 76.62%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02456);" role="presentation">de novos rec</span><span dir="ltr" style="left: 44.23%; top: 76.62%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.984638);" role="presentation">ursos didáticos e de metodologias</span> <span dir="ltr" style="left: 77.04%; top: 76.62%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.986082);" role="presentation">dinâmicas e</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 78.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.953833);" role="presentation">adequadas</span><span dir="ltr" style="left: 21.95%; top: 78.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.966981);" role="presentation">, são fundamentais</span> <span dir="ltr" style="left: 40.21%; top: 78.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.979125);" role="presentation">na docência</span><span dir="ltr" style="left: 51.3%; top: 78.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0053);" role="presentation">, pois</span><span dir="ltr" style="left: 56.34%; top: 78.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">,</span> <span dir="ltr" style="left: 57.69%; top: 78.28%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.983636);" role="presentation">ensinar é uma tarefa complexa e</span><br role="presentation"><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.980061);" role="presentation">são</span> <span dir="ltr" style="left: 16.79%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.919791);" role="presentation">inúmeros</span> <span dir="ltr" style="left: 26.65%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.974205);" role="presentation">os</span> <span dir="ltr" style="left: 30.35%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.924324);" role="presentation">fatores</span> <span dir="ltr" style="left: 38.08%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.928178);" role="presentation">que</span> <span dir="ltr" style="left: 43.01%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.947874);" role="presentation">devem</span> <span dir="ltr" style="left: 50.63%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.953684);" role="presentation">ser</span> <span dir="ltr" style="left: 54.99%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.965321);" role="presentation">levados</span> <span dir="ltr" style="left: 63.51%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.926648);" role="presentation">em</span> <span dir="ltr" style="left: 67.88%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.956334);" role="presentation">consideração</span> <span dir="ltr" style="left: 81.44%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.939624);" role="presentation">para</span> <span dir="ltr" style="left: 87.04%; top: 79.9%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">o </span><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 81.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.953248);" role="presentation">desenvolvimento de aula</span><span dir="ltr" style="left: 34.57%; top: 81.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">s</span> <span dir="ltr" style="left: 36.29%; top: 81.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.918695);" role="presentation">construtiva</span><span dir="ltr" style="left: 46.03%; top: 81.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">s</span><span dir="ltr" style="left: 47.04%; top: 81.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.964528);" role="presentation">, que tornem os conhecime</span><span dir="ltr" style="left: 71.95%; top: 81.56%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.963079);" role="presentation">ntos concretos de <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 15.99%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01997);" role="presentation">acordo com a realidade dos</span> <span dir="ltr" style="left: 39.64%; top: 15.99%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.956017);" role="presentation">discentes</span><span dir="ltr" style="left: 48.16%; top: 15.99%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">.</span> <span dir="ltr" style="left: 49.73%; top: 15.99%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01489);" role="presentation">Nesse sentido, a utilização de maquetes</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 17.61%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.954115);" role="presentation">como recurso didático é de fundamental importância para o processo de construção</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.911639);" role="presentation">do</span> <span dir="ltr" style="left: 15.93%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.928245);" role="presentation">conhecimento</span> <span dir="ltr" style="left: 30.19%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.943208);" role="presentation">na</span><span dir="ltr" style="left: 32.43%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">s</span> <span dir="ltr" style="left: 35.15%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.960155);" role="presentation">diversas</span> <span dir="ltr" style="left: 44.36%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.977824);" role="presentation">áreas</span> <span dir="ltr" style="left: 51.12%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.928178);" role="presentation">que</span> <span dir="ltr" style="left: 56.19%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">a</span> <span dir="ltr" style="left: 59.02%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.913017);" role="presentation">biologia</span> <span dir="ltr" style="left: 67.68%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.923793);" role="presentation">permeia</span><span dir="ltr" style="left: 74.96%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">.</span> <span dir="ltr" style="left: 77.23%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.958645);" role="presentation">Por</span> <span dir="ltr" style="left: 82.08%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.892521);" role="presentation">fim,</span> <span dir="ltr" style="left: 87.03%; top: 19.27%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">a</span><br role="presentation"><span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.946005);" role="presentation">concretiz</span><span dir="ltr" style="left: 20.04%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.982659);" role="presentation">ação</span> <span dir="ltr" style="left: 26.02%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.946916);" role="presentation">deste</span> <span dir="ltr" style="left: 32.56%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.909704);" role="presentation">trabalho</span> <span dir="ltr" style="left: 41.45%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.959749);" role="presentation">deverá</span> <span dir="ltr" style="left: 49.23%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">p</span><span dir="ltr" style="left: 50.35%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.911589);" role="presentation">roporcion</span><span dir="ltr" style="left: 58.75%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.91278);" role="presentation">ar</span> <span dir="ltr" style="left: 62.15%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.900604);" role="presentation">melhor</span> <span dir="ltr" style="left: 69.92%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.934601);" role="presentation">interação</span> <span dir="ltr" style="left: 79.82%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.911376);" role="presentation">entre</span> <span dir="ltr" style="left: 86.03%; top: 20.89%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.974205);" role="presentation">os</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 22.55%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.960198);" role="presentation">acadêmicos e os estudantes do ensino médio da</span> <span dir="ltr" style="left: 56.6%; top: 22.55%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.950998);" role="presentation">referida escola</span><span dir="ltr" style="left: 69.87%; top: 22.55%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.952244);" role="presentation">, garantindo assim a</span> <span dir="ltr" style="left: 11.97%; top: 24.17%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.958526);" role="presentation">essência do programa, que é, exatamente, a iniciação à docência</span><span dir="ltr" style="left: 70.69%; top: 24.17%; font-size: calc(var(--scale-factor)*12.00px); font-family: sans-serif;" role="presentation">.</span> <br></span></p> 2023-05-02T00:00:00-04:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1397 A Educação profissional e tecnológica e as transformações em tempos de pandemia: (re) aprendendo o ensino, a pesquisa e a extensão. De 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021 1 Bolsista do PIBICT - IFRR/Campus Boa Vista. E-mail: eduarda.azevedo@academico.if 2023-05-02T17:37:44-04:00 Maria Eduarda de Azevedo Oliveira eduarda.azevedo@academico.ifrr.edu.br Eliana da Silva Coêlho Mendonça eliana.mendonca@ifrr.edu.br <p>O isolamento físico domiciliar, ocorrido em função da pandemia do COVID-19, favoreceu a adoção de hábitos sedentários pela maior parte da população e, consequentemente, acabou proporcionando condições para o desenvolvimento de doenças comprovadamente combatidas com a prática da atividade e/ou exercício físico. A dança é uma atividade física que possui muitos<br>benefícios comprovados cientificamente, além de ser uma prática muito comum realizada pela população, pois é de fácil acesso. Este estudo tem como objetivo geral analisar os efeitos da dança sobre o nível de atividade física entre praticantes e não praticantes no período da pandemia do COVID-19. O método utilizado nessa pesquisa científica caracteriza-se como de campo, descritiva, de corte transversal e de caráter quantitativo. Pretende-se alcançar um N amostral de 80 pessoas,<br>constituídos de adultos que possuam idade mínima de 18 anos e no máximo 35 anos, residentes no estado de Roraima, que serão organizados em dois grupos: o Grupo 1 constituídos pelos praticantes de dança e o Grupo 2, pelos não praticantes de dança. O instrumento de coleta para verificar o nível de atividade física foi o questionário IPAQ (International Physical Activity Questionnaire) versão longa adaptado que será disponibilizado em formato virtual para os participantes da<br>pesquisa. O IPAQ é composto por 27 questões no formato longo, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1998 e testado no ano de 2000 em 12 países, entre eles o Brasil, sendo portanto, validado e traduzido para a língua portuguesa. Os resultados esperados no presente projeto é que nos leve a comprovação dos efeitos benéficos que a dança possibilita aos seus praticantes e comparar quais foram esses impactos em relação aos não praticantes, onde pôde<br>ser apresentada como uma alternativa para combater o sedentarismo que aumentou durante a pandemia e reduzir sentimentos como ansiedade, medo, solidão e angústia, que estiveram em crescimento gradativo nas pessoas conforme o período de pandemia foi se prolongando.</p> 2023-05-02T00:00:00-04:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1398 A ANÁLISE DE VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA NOS CONTRATOS DE MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS HOSPITALARES: UM ESTUDO NA UTI DO HOSPITAL GERAL DE RORAIMA DO IFRR 2023-05-02T17:45:24-04:00 Fabricio Cavalcante dos Santos fabriciotecmed@gmail.com Régia Cristina Macêdo da Siva regia.silva@ifrr.edu.br Simone Pereira dos Santos simonePereiradossantos@sememail.com <p>O presente trabalho aborda a temática da manutenção hospitalar, refletindo sobre a análise de viabilidade da utilização da modalidade de manutenção preditiva, nos contratos que atendem os equipamentos hospitalares por meio de um estudo na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Roraima. A pesquisa parte da problemática se seria viável a inclusão da manutenção preditiva nos contratos visando aumentar o nível de confiabilidade dos equipamentos e assim<br>reduzir os custos com manutenções. Para responder a esse problema, o objetivo traçado foi analisar a viabilidade de aplicação desta modalidade de manutenção, nos contratos existentes de manutenção dos equipamentos hospitalares da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Roraima. A metodologia tem como abordagem o método qualitativo de caráter exploratório, construindo o embasamento teórico no conhecimento das normas e processos relacionados a manutenção de equipamentos hospitalares através das pesquisas bibliográficas e documentais.<br>Como resultados, a pesquisa mostra que a empresa prestadora do serviço utiliza esta modalidade de manutenção, apesar do contrato não exigir este serviço, pois para a contratada garante economia e previsibilidade quanto ao tempo de manutenção corretiva nos equipamentos. Outra constatação da pesquisa foi a identificação que uma das causas da má prestação dos serviços de manutenção hospitalar está diretamente relacionada a dificuldades de elaboração do Termo de<br>Referência, pois a falta de descrição correta dos serviços necessários a serem contratados acaba por excluir esse serviço, que traria ganhos tanto para as equipes multidisciplinares que teriam segurança quanto a vida útil do equipamento, quanto para a instituição que diminuiria os custos com troca de peças. Assim, a manutenção preditiva é viável e já utilizada pelas prestadoras de serviços de manutenção, porém, a contratação não é feita nesta modalidade, garantindo redução nos custos de contratação, pelo fato de ser uma modalidade diferente de serviço com a qual os<br>técnicos responsáveis pelas contratações no setor específico do órgão pesquisado não terem o domínio para descrição do serviço da forma adequada e necessária.</p> 2023-05-02T00:00:00-04:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1445 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRESERVAÇÃO DOS IGARAPÉS DA CIDADE DE BOA VISTA- RORAIMA 2023-09-11T11:55:38-04:00 Cristiane Pereira de Oliveira cristiane.oliveira@ifrr.edu.br Wendylorna das Chagas Lima forint@ifrr.edu.br <p>O crescimento urbano rápido e sem planejamento adequado da cidade de Boa Vista-Roraima, vem degradando os recursos naturais, especialmente às margens dos corpos hídricos, como os desmatamentos nas áreas de preservação, retirando a<br>mata ciliar e poluição dos rios e igarapés, destino final do lixo e do esgoto, afetando a qualidade de vida dos cidadãos boa-vistenses. A cidade possui sete igarapés principais localizados dentro da área urbana: Caranã, Frasco, Grande, Mirandinha,<br>Caxangá, Paca e Pricumã. Um igarapé é um rio de pequena ordem. Portanto, o objetivo deste trabalho foi produzir ferramentas de educação ambiental com foco na preservação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente – APPs dos<br>igarapés da cidade de Boa Vista – RR. O projeto está sendo realizado no período de setembro a dezembro de 2021, dividido em três etapas: 1. estudos sobre o assunto; 2. produção de material informativo (folder) sobre a temática e 3. ações<br>socioeducativas e ambientais. Durante os meses de setembro a novembro, houve participação em capacitações como Controle de doenças hídricas, Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) e sobre como são feitas as Coletas, Preservação e Análise de águas no Vigiágua, além de visita técnica aos sete igarapés da cidade com participação também de alunos dos cursos superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Licenciatura em Ciências<br>Biológicas, onde foi possível, sensibilizar sobre a preocupação que devemos ter com nossos recursos hídricos. No FORINT- IFComunidade está sendo proposta uma ação virtual denominada SOS IGARAPÉ BV, onde serão realizadas palestras e um<br>concurso fotográfico para a comunidade interagir e se conscientizarem sobre as Áreas de Preservação (APPS). Constatou-se como resultado e pontuado nas discursões através de um questionário, que ainda há uma grande necessidade em executar mais ações ambientais que visem a preservação e manutenção dos igarapés. Durante o reconhecimento dos igarapés percebeu-se o descarte de lixos e esgoto diretamente nos igarapés. Após leitura de artigos de estudos sobre os igarapés de Boa Vista, os autores pontuam que grande parte estão contaminados e impróprios para banho, além de alguns já estarem canalizados perdendo assim sua essência. Portanto, é necessário informar sobre a atual situação dos igarapés e mobilizar a população juntamente com o IFFR para ações ambientais, fortalecendo o Instituto Federal de Roraima como uma organização que preza pela sustentabilidade.</p> 2023-05-02T00:00:00-04:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1446 A ANÁLISE COMPARATIVA DOS EFEITOS DA DANÇA NO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA 2023-09-11T12:25:12-04:00 Maria Eduarda de Azevedo Oliveira eduarda.azevedo@academico.ifrr.edu.br Eliana da Silva Coêlho Mendonça eliana.mendonca@ifrr.edu.br <p>O isolamento físico domiciliar, ocorrido em função da pandemia do COVID-19, favoreceu a adoção de hábitos sedentários pela maior parte da população e, consequentemente, acabou proporcionando condições para o desenvolvimento de doenças comprovadamente combatidas com a prática da atividade e/ou exercício físico. A dança é uma atividade física que possui muitos benefícios comprovados cientificamente, além de ser uma prática muito comum realizada pela população, pois é de fácil acesso. Este estudo tem como objetivo geral analisar os efeitos da dança sobre o nível de atividade física entre praticantes e não praticantes no período da pandemia do COVID-19. O método utilizado nessa pesquisa científica caracteriza-se como de campo, descritiva, de corte transversal e de caráter quantitativo. Pretende-se alcançar um N amostral de 80 pessoas, constituídos de adultos que possuam idade mínima de 18 anos e no máximo 35 anos, residentes no estado de Roraima, que serão organizados em dois grupos: o Grupo 1 constituídos pelos praticantes de dança e o Grupo 2, pelos não praticantes de dança. O instrumento de coleta para verificar o nível de atividade física foi o questionário IPAQ (International Physical Activity Questionnaire) versão longa adaptado que será disponibilizado em formato virtual para os participantes da pesquisa. O IPAQ é composto por 27 questões no formato longo, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1998 e testado no ano de 2000 em 12 países, entre eles o Brasil, sendo portanto, validado e traduzido para a língua portuguesa. Os resultados esperados no presente projeto é que nos leve a comprovação dos efeitos benéficos que a dança possibilita aos seus praticantes e comparar quais foram esses impactos em relação aos não praticantes, onde pôde ser apresentada como uma alternativa para combater o sedentarismo que aumentou durante a pandemia e reduzir sentimentos como ansiedade, medo, solidão e angústia, que estiveram em crescimento gradativo nas pessoas conforme o período de pandemia foi se prolongando</p> 2023-09-11T12:25:11-04:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/anais_forint/article/view/1408 A ANÁLISE DOS CICLOS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO SUL DO ESTADO DE RORAIMA 2023-06-19T15:21:14-04:00 Hiago Sousa Silva hiagosouza1128@gmail.com Josimar da Silva Chaves josimarchaves@gmail.com Tassiane Ferrão tassiane.ferrao@ifrr.edu.br <p>A agricultura é um ramo milenar e essencial para a sobrevivência humana, por meio dela que a raça humana retira seu alimento. Porém diversos fatores são fundamentais para a boa produtividade, dentre eles estão as chuvas, que em falta, acarretam em secas e a morte de plantas e animais, por outro lado seu excesso resulta em inundações, também prejudiciais aos plantios. O estado de Roraima possui grandes oscilações pluviométricas, havendo casos extremos de secas e inundações. Dessa<br>forma, o presente trabalho teve o objetivo de realizar o levantamento pluviométrico na região sul do estado de Roraima nos últimos 50 anos (1970-2020) para servir de forma preventiva para possíveis mudanças climáticas que impactam na agricultura local.</p> <p>Para tal levantamento, foram utilizados dados mensais e anuais obtidos das estações pluviométricas nos municípios da região sul do estado, os quais são monitorados e disponibilizados pela ANA (Agência nacional de Águas). A análise dos dados aponta que as médias pluviométricas das décadas de 70 a 80, variaram em média 98 mm a 78 mm de chuva respectivamente, e após os anos 2000 houve maior incidência de fenômenos La nina e El nino. Também foi observado que nos meses de janeiro a abril há acréscimo significativo de chuva, sendo que no período de abril a maio o acúmulo de água tem salto volumétrico exponencial, chegando em média a 250 mm de água acumulada. Após o mês de junho, foi constatado uma queda significativa no volume de água, tendo em média 70 mm de água acumulada estendendo-se até o mês de dezembro. Para tais mudanças pluviométricas e constantes aparições de fenômenos meteorológicos, se dá pelos impactos gerados pelo homem ao meio ambiente visto que o índice de desmatamento e poluição atmosférica, hídrica e do solo vem aumento exponencialmente a cada ano.</p> 2023-06-19T15:21:14-04:00 ##submission.copyrightStatement##