EFEITO DA TEMPERATURA DA ÁGUA SOBRE O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E LARVAL DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum) DURANTE A FASE DE INCUBAÇÃO

Authors

  • Jerob Yoshihiro Lima Kudo
  • Francijonys da Costa Soares
  • Wilmar Alves de Farias
  • Lucas Eduardo Comassetto
  • Marianna Valeria Pereira Cabral Torres
  • Marcelo Figueira Pontes

Keywords:

Incubadora, Propagação, Temperatura

Abstract

A reprodução é um dos processos biológicos mais importante dos organismos, pois dela depende a sobrevivência e perpetuação das espécies. Na piscicultura, reprodução constitui um dos principais elos da cadeia produtiva, sendo o segundo insumo de maior relevância na criação de peixes. O controle do ciclo reprodutivo dos organismos utilizados na piscicultura é um dos fatores preponderantes para assegurar o êxito da espécie para produção em escala. O objetivo do presente estudo é a avaliação do efeito da temperatura da água sobre o desenvolvimento embrionário e larval do tambaqui (Colossoma macropomum) durante a fase de incubação. Para realização do estudo, está sendo desenvolvido a preparação do laboratório de reprodução de peixes do IFRR/CAM com a climatização do ambiente, cuja finalidade é reduzir a variação da temperatura, bem como a estruturação de um mecanismo de manipulação da temperatura da água das incubadoras durante o processo de incubação. Para avaliar o desenvolvimento dos ovos e das larvas em diferentes temperaturas, foi realizado uma propagação artificial induzida mediante a utilização de extrato hipofisário de carpa. Em delineamento para amostras independentes, será avaliado dois tratamentos constituídos por faixa de temperatura da água: Tratamento T1 – 27,0±1,5 °C e Tratamento T2 – 30,0±1,5 °C, ambos em triplicata (três incubadoras). A primeira etapa do experimento foi realizada (Tratamento T1), cuja temperatura média foi mantida em 27,43 ± 0,68 °C, resultando em uma taxa de fertilização de 87,50%. O Tratamento T2 está em fase de implantação e após a obtenção dos resultados, os mesmos serão analisados pelo Teste t de Student ao nível de 5% de significância para verificar as diferenças entre os tratamentos.

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Published

2019-07-03