ÁFRICA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DA SÉTIMA ARTE.
Keywords:
Cinema, África, Negro, Preconceito, RacismoAbstract
Com o advento das tecnologias, o desenvolvimento do cinema, seu crescimento
e acessibilidade, sua abordagem frente a várias temáticas e questões importantes,
tratando-as de forma lúdica, criativa e interativa, a sétima arte poderá ser
levada à sala de aula, aonde o professor tem a possibilidade de utilizá-la como recurso
didático-pedagógico, já que é um apoio à aprendizagem. Neste caso o cinema
na escola assume um papel de destaque e de relevância como estratégia de ensino,
junto à interdisciplinaridade, fazendo surgir possibilidade concreta de abordagem
das diversas temáticas inerentes a vida dos sujeitos e a prática da cidadania.
Através do cinema, busca-se integrar e envolver o aluno em face a muitas questões
do cotidiano e as problemáticas do mundo que o cerca. O cinema é um espaço adequado,
uma estratégia de ensino que bem utilizada dialoga com as demais disciplinas
do currículo escolar. Tornou-se um forte aliado na dispersão do conhecimento e
das informações, abordando sobre diversas temáticas e áreas do conhecimento
como a geopolítica, histórica, sociedade, energia, poluição, trabalho, migrações,
preconceito, racismo, escravidão e a xenofobia. Taís temáticas, dialogadas no cinema,
tornam-se ferramentas na tentativa de evocar discussões no ambiente escolar,
de forma lúdica, numa linguagem acessível, envolvendo-o em enredos e histórias
que aguçam o seu olhar, toque suas emoções, amplie sua compreensão, sensibilidade,
esclarecendo-o, envolvendo-o numa atmosfera de conhecimento desprendida
do modelo tradicional de sala de aula. Nesse sentido, o desenvolvimento do projeto
possibilita ao aluno uma nova perspectiva de aprendizagem, num panorama de
abordagem com foco na contemporaneidade e suas vertentes do conhecimento, tratadas
na tela do cinema para ser utilizada pelo professor, que pode tornar a sala de
aula palco de inúmeras transformações debatidas e discutidas no campo dos saberes
sociais, geopolíticos, econômicos, científicos, tecnológicos, filosóficos e culturais.
O papel da escola e do professor frente ao aluno deve estar sempre em constante
interação com diversas temáticas e questões para melhor desenvolver sua prática
do cotidiano escolar, buscando sempre inovar e atrair a curiosidade, a atenção dos alunos para os problemas e situações vivenciadas no passado, mais que foram determinantes
para nortear as políticas institucionais da atualidade. Sabe-se que é por
meio do conhecimento adquirido na escola é que se ampliam os horizontes, possibilita
novas perspectiva de interação social com o mundo a sua volta. O conhecimento
representa uma das ferramentas mais importantes para a humanidade, por meio
deste, adquire-se desenvolvimento intelectual, trabalho, autonomia e senso crítico.
Assim, este projeto, tem a finalidade de formar e informar dentro do contexto da interdisciplinaridade
condições, para melhor desenvolver no aluno com eficácia, as
competências e as habilidades, tão exigidas pela sociedade atual e indispensáveis
para o desempenho positivo e atuante dos sujeitos no mundo do trabalho.