EXERCITANDO O PENSAMENTO LÓGICO E APTIDÕES FÍSICAS DE ALUNOS DE 08 A 12 ANOS POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Lorena de Almeida Rabelo
  • Enderson Lima Corrêa
  • Elisangela Silva da Costa

Keywords:

Aptidões físicas, Educação física, Habilidades cognitivas, Jogo pedagógico, Pensamento lógico

Abstract

“Exercitando o pensamento lógico e aptidões físicas de alunos de 08 a 12 anos por meio de jogos pedagógicos nas aulas de educação física” é um projeto que vem trazer opções de práticas esportivas, recreativas e lúdicas promovendo saúde e qualidade de vida aos alunos participantes. Surgiu pela importância do jogo pedagógico na sistematização do conhecimento de crianças e adolescentes, e pela necessidade de se conhecer melhor sobre esse processo de aprendizagem relacionado ao raciocínio lógico e ao desenvolvimento de aspectos cognitivos e motores, e ainda pela deficiência bibliográfica e científica sobre o tema em epígrafe. Esse projeto objetivou-se por construir atividades que possibilitem um melhor desempenho mental e físico das crianças e adolescentes, e por meio delas, compreender a importância dos jogos pedagógicos para o desenvolvimento infanto-juvenil, abrangendo os aspectos cognitivo e físico-motor. O projeto começou com uma pesquisa bibliográfica e qualitativa onde foram selecionadas por meio de estudo e observação do comportamento dos alunos, seis turmas com no total de 155 crianças e adolescentes de 08 a 12 anos da Escola Municipal Maria Teresa Maciel. Logo após esse período, iniciou-se durante as aulas de educação física a execução dos seguintes jogos pedagógicos: campo minado, bambolê numerado, chute cego, xadrez, mímica e desenho, boliche com os pés e com as mãos, circuito psicomotor, revezamento com bastões, jogo da memória e o jogo da velha humano, que desafiaram os participantes a exercitarem e aprimorarem habilidades cognitivas, afetivas e aptidões físicas. As técnicas de coleta de dados foram as seguintes: entrevista com o professor de educação física responsável pelas seis turmas da escola, observação das aulas de educação física dos alunos, realização de roda de conversa com os professores e gestores da escola e por último, a aplicação de um questionário no encerramento do projeto, com perguntas abertas e fechadas sobre os jogos e sobre a percepção das crianças a respeito de suas participações neles. Um dos resultados do projeto foi a mudança da autoestima da maioria dos alunos contemplados, que tiveram grande vontade de participar das atividades e a curiosidade em saber qual seria a próxima a ser realizada. Uma questão de grande impacto foi a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais durante a realização dos jogos. Foi possível descobrir pela mediação dos jogos aplicados e pelos resultados coletados nos questionários, que os alunos puderam não só exercitar os aspectos motores de seu corpo, mas também os processos cognitivos, e que esses alunos tiveram consciência das habilidades trabalhadas em cada jogo. Destaca-se que a elaboração e execução deste projeto também trouxeram benefícios para a vida acadêmica da aluna responsável e do voluntário, pois muitas situações serviram de aprendizado e preparação para que ocorra um melhor planejamento nas suas futuras ações acadêmicas e profissionais. Portanto, entende-se que o projeto trouxe impacto bastante positivo para a vida de todos os envolvidos, alcançando os resultados esperados e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e motor de muitas crianças e adolescentes.

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Published

2019-07-03