DESENVOLVIMENTO, ACEITABILIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA DE COOKIE DE FRUTAS

  • Flávia Luísa Callegari Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Cristiane Maria Salome Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Aletéia Vieira da Rocha Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Sueli Ciabotti Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Mariana Borges Lima da Silva Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Lucas Arantes Pereira Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palavras-chave: Novos produtos, frutas, fibras.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo desenvolver diferentes tipos de cookies de frutas utilizando percentuais diferentes de açúcar mascavo e refinado e avaliar a sua aceitação e intenção de compra. Para desenvolver o produto considerou-se primeiramente os benefícios à saúde que o produto poderia oferecer, por este motivo foi desenvolvido um biscoito de frutas do tipo cookie com ingredientes considerados como fonte de fibras, e também se procurou a redução de lipídios. Nos testes realizados substituíram-se os ingredientes da formulação original do biscoito do tipo cookie por ingredientes que agregassem valor nutricional ao produto, como a farinha de aveia pela farinha de trigo, o açúcar mascavo pelo açúcar refinado e frutas desidratadas pelo chocolate. Até o presente momento não se fizeram as avaliações físico-químicas para verificar o teor de fibras e lipídios e o valor calórico do produto desenvolvido.

Seção
Artigos