A LÍNGUA ESPANHOLA NA SÉRIE INICIAL DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DA CRIANÇA PARA UMA FUTURA ACEITAÇÃO DESSA LÍNGUA: Uma experiência de um curso livre

  • Viviane Urbano Mesquita Faculdade de Educação São Luís
  • Juliani Corrêa Berlezi Prefeitura de Boa Vista.
  • Joseane Souza Cortez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Ensino de Crianças, Língua Espanhola, Abordagem Sociocultural

Resumo

Este estudo se refere ao ensino de língua espanhola, como língua estrangeira a partir de uma concepção sociocultural, por meio de uma experiência com crianças de nove a doze anos de idade. O objetivo proposto foi investigar sobre essa experiência, como possibilidade de desenvolvimento sociocultural para aceitação futura desse idioma. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, observação participante e diário de campo, além da realização do curso livre de espanhol básico. Como resultado pertinente, a experiência do curso de língua espanhola foi muito significativa na visão dos alunos, enquanto possibilidade de acesso a uma segunda língua e oportunidades futuras, ainda foi identificado que esta proposta teve impactos relevantes no processo de aprendizagem do idioma. Frente a isso, é possível concluir que o ensino de língua espanhola nas idades iniciais, pode gerar benefícios para a formação social do aluno, proporcionando oportunidade de vivenciar falas, costumes e crenças distintas, a fim de difundir o respeito à cultura do outro, além de promover o acesso a estudos posteriores e à preparação para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Viviane Urbano Mesquita, Faculdade de Educação São Luís

Graduada em Letras em Espanhol e Literatura Hispânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Pós-graduanda (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade de Educação São Luís.

Juliani Corrêa Berlezi, Prefeitura de Boa Vista.
Graduada em Letras em Espanhol e Literatura Hispânica e Especialista em Docência da Língua Espanhola pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Servidora Municipal da Prefeitura de Boa Vista.  
Joseane Souza Cortez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria

Especialização em Especialização Lato sensu em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Especialização em Especialização Lato sensu em PROEJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad Camilo Cienfuegos.

Publicado
2022-03-29