BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE DO ESTILO SOB A ÓTICA BAKHTINIANA

  • Fabricio Paiva Mota Instituto Federal de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Gêneros do discurso. Estilo. Blogs educacionais.

Resumo

O uso das novas tecnologias em sala de aula, incluindo na aprendizagem de língua estrangeira está se tornando cada vez mais frequente. As pesquisas já mostram investigações com o uso de emails, chats, blogs, hipertextos, orkut na sala de aula de língua estrangeira especialmente para desenvolver a habilidade de escrita dos alunos. No entanto, há ainda carência de estudos  acerca dos blogs educacionais em língua estrangeira como um gênero digital. Este trabalho tem por objetivo caracterizar o blog educacional como gênero na perspectiva bakhtiniana no que se refere ao estilo. Para alcançar esse objetivo, a metodologia usada se caracteriza como exploratória-descritiva e de base qualiquantitativa, cujos dados coletados consistem da análise de sete blogs educacionais. Na análise dos dados foram utilizados os pressupostos teóricos sobre gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana. Os resultados apontam que os blogs analisados, enquanto gêneros digitais, possuem estilo que lhes são característicos. Na conclusão deste trabalho sugestões para futuras pesquisas com o uso de blogs em sala de aula de língua estrangeira são apresentadas.

Biografia do Autor

Fabricio Paiva Mota, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira (FA7). Professor da Licenciatura em Letras - Espanhol e Literatura Hispânica do Instituto Federal de Roraima.

Publicado
2011-12-16
Seção
Artigos