FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE NA MEDICAÇÃO EM CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • Natália Bueno Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Marcos Fernandes Sposito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Plataforma Moodle, Curso Técnico em Enfermagem, Produto educacional

Resumo

Este artigo aborda um estudo de investigação de questões sobre a temática segurança do paciente na medicação, culminando no planejamento, elaboração, aplicação e avaliação de um curso de extensão utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle como recurso didático-pedagógico de apoio ao ensino presencial do curso Técnico em Enfermagem ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). A investigação fez parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que tem como exigência a elaboração de um produto educacional voltado ao atendimento de demandas da educação profissional e tecnológica. Acredita-se na viabilidade do curso proposto, pois, em meio à crise pandêmica,  que redundou na expansão do ensino remoto, a preocupação com a segurança do paciente vem sendo destaque na área da saúde, devendo, portanto,  o tema ser difundido nos currículos dos cursos de formação em saúde de nível técnico, superior e de pós-graduação. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, com aplicação de questionários para alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem. Como resultado da pesquisa, os participantes avaliaram o curso de forma positiva, tanto os conteúdos quanto o material didático utilizado, indicando que a proposta de formação gera boas expectativas de aprendizagem, favorecendo e estimulando o aprendizado, além de contribuir para o aumento do interesse pela utilização do AVA Moodle como recurso permanente na prática de ensino.

Biografia do Autor

Natália Bueno Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Pós-graduanda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Marcos Fernandes Sposito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Publicado
2023-03-11