INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO DO IFRR: Percepção de bolsistas e orientadores

  • Patricia Paiva de Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Daniele Sayuri Fujita Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Professor orientador, Egressos, Iniciação científica e tecnológica, Ensino médio integrado

Resumo

A presente pesquisa tem como intuito descrever as percepções de bolsistas e orientadores sobre a participação em programas de iniciação científica e tecnologia do Instituto Federal de Roraima. Participaram da pesquisa 75 sujeitos, sendo 54 egressos de cursos técnicos integrados ao ensino médio (bolsistas) e 21 servidores (ex-orientadores desses egressos) do IFRR que estiveram inseridos nos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica do IFRR durante o período de 2011 a 2019. O levantamento de informações sobre a experiência de bolsistas e orientadores nas atividades de iniciação científica e tecnológica foi realizado por meio de questionário semiestruturado enviado pelo e-mail e por redes sociais. Nos resultados obtidos, registrou-se que o professor é o principal incentivador dos programas de iniciação científica e tecnológica no IFRR. Os estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio buscam desenvolver projetos de pesquisa para obter conhecimento e recurso financeiro. Quanto ao desenvolvimento dos projetos foram mencionadas como etapas agradáveis e estimulantes: a análise dos dados e participação em eventos científicos. As elaborações de relatórios e do projeto são mencionadas como as atividades mais difíceis. A etapa de coleta de dados foi identificada como agradável e, ao mesmo tempo, difícil. A maioria das dificuldades encontradas ao longo do desenvolvimento da pesquisa estava relacionada ao processo de aprendizagem, no qual os orientadores buscaram solucionar por meio de reuniões de orientação, além de proporcionar o suporte voltado à teoria e à prática como forma de impulsionar o estudante a vencer seus objetivos, cumprindo com suas atribuições tanto da grade curricular do ensino médio, como as atividades voltadas ao seu projeto de pesquisa.

Biografia do Autor

Patricia Paiva de Mesquita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Pós-graduanda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Daniele Sayuri Fujita Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Publicado
2023-03-11