RIQUEZAS DO TEPEQUÉM: UM JOGO EDUCATIVO COMPUTACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES

  • Marcos André F. Spósito Instituto Federal de Roraima (IFRR)
  • Sascha Borges Lucas Instituto Federal de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: jogos educativos computacionais. informática na educação. ambientes lúdicos de aprendizagem.

Resumo

Este relato propõe o desenvolvimento de um Jogo Educativo Computacional denominado de Riquezas do Tepequem com o objetivo de contribuir na aprendizagem de aspectos histórico-culturais da Serra do Tepequem, no Estado de Roraima – RR, uma região muito importante por seu grande potencial turístico e por ter sido nas décadas de 1930 e 1940 uma das maiores áreas de garimpo de diamante no Brasil. Ele é desenvolvido sob o estilo de jogo Visual Novel (VN) no gênero de aventura. Após a finalização de seu desenvolvimento, o Jogo Educacional Riquezas do Tepequem, pode ser utilizado por um grupo de alunos do ensino médio em uma instituição de ensino. Posteriormente, realizou-se a análise dos dados coletados, onde, como primeiros resultados obteve-se uma boa aceitação do software, nos critérios estabelecidos na pesquisa, tais como: qualidade científica do conteúdo, o papel da estrutura, da navegação, do menu, das atividades, da ajuda, do feedback e da interface na promoção da autonomia, na orientação no hiperdocumento, na liberdade de navegação e de aprendizagem, e no apoio proporcionado ao desempenho do usuário.

 

Publicado
2012-12-14
Seção
Artigos