A ETNORRELIGIOSIDADE EM UM EDUCANDÁRIO DO ENSINO BÁSICO BOA-VISTENSE: NOVOS PARADIGMAS NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PLURAL

  • Luis José de Oliveira Geraldes Faculdade de Teologia de Boa Vista (FATEBOV)

Resumo

Este texto trata da etnorreligiosidade entre estudantes do ensino médio de Boa Vista - Roraima (RR) – a Escola Estadual Jesus de Nazareno de Souza Cruz, permitindo conhecerem-se os respectivos aprendizados na Educação Religiosa, à época do ensino fundamental. Buscou-se teorizar acerca do objeto deste estudo, e identificá-lo em quatro aspectos comuns às religiões: conceitos, cerimônias, organização e experiências pessoais. Baseadas em pressupostos teóricos elaboraram-se as tipologias de religião e da religiosidade; das respostas, ao questionário aplicado, formaram-se quadros específicos em cada dos sup.cit. aspectos. A metodologia avaliativa nos moldes comparativos Weberianos possibilitou concluir-se que, as características peculiares da etnorreligiosidade revelada poderão contribuir para a elaboração regional de conteúdos didático-pedagógicos mais plurais daquele componente curricular.
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