PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES SOBRE PRODUTOS ORGÂNICOS EM LAVRAS/MG: RESULTADOS DE PESQUISA EXPLORATÓRIA

  • Fabiana Abreu de Rezende Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
  • Danieli Lazarini de Barros Instituto Federal de Roraima (IFRR)
  • Juliana Ortega Smith Orgânicos São Carlos

Resumo

O sistema de produção orgânica vem crescendo continuamente, devido principalmente à preocupação da sociedade com a saúde e o meio ambiente. Trata-se de um sistema baseado na sustentabilidade, pela preocupação com o ambientalmente correto, o socialmente justo e o economicamente viável. Entretanto, pesquisas apontam para alguns fatores complicadores para o aumento do consumo de produtos orgânicos. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o perfil do consumidor e procurar compreender as razões para a baixa disponibilidade e baixo consumo desses produtos na cidade de Lavras – MG. O trabalho foi feito por pesquisa exploratória, realizada de outubro a novembro de 2007, em diversas localidades de Lavras. Foi utilizada uma amostra aleatória de 105 pessoas, tendo como instrumento questionários abertos em que as respostas foram posteriormente agrupadas de acordo com suas semelhanças. Foi constatado que, muitas pessoas têm uma idéia equivocada acerca destes produtos, confundindo-os com produtos oriundos de feiras livres convencionais, provenientes de hidroponia e hortas domésticas, demonstrando pouco conhecimento a respeito do conceito de produção orgânica. Observou-se que existe grande falta de informação a respeito da cadeia produtiva de orgânicos, sendo que uma parcela expressiva dos entrevistados não tem consciência clara do assunto. O fator econômico é também complicador para a venda desses produtos. Os consumidores destacaram também dificuldade em produzi-los, falta desses produtos no mercado e ausência de propagandas. O mercado de orgânicos está em plena expansão, mas há escassez de informação a respeito destes. Portanto devem ser realizadas mais pesquisas com consumidores e, principalmente, a divulgação desses produtos no mercado.

 

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