O PERFIL DO CONSUMIDOR FEMININO JOVEM DE LONDRINA - PR

  • Geminy Lopes dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Hudson do Vale de Oliveira Instituto Federal de Roraima (IFRR)
  • Andrea Kaliany da Costa Lima Universidade do Estado do Rio Grande de Norte (UERN)
  • José Igor Rebouças de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande de Norte (UERN)
Palavras-chave: Perfil do consumidor, Mulher, Jovem, Decisão de compra.

Resumo

A mulher é hoje o alvo mais importante da indústria dirigida ao consumidor final, pois, em todas as situações, elas têm um enorme poder de decisão na hora da compra. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil consumidor da mulher jovem londrinense e a razão de sua realização deve-se a importância do estudo do mercado que foca o consumidor feminino e o consumidor jovem. A pesquisa enquadra-se como exploratória descritiva e quantitativa, classificando-se como survey. Os dados de interesse foram coletados através de questionários estruturados respondidos por 184 mulheres respeitando a faixa etária entre 18 e 30 anos. Os resultados obtidos apresentam, como perfil, mulheres em sua maioria solteiras e com formação superior cursando ou completo. Dentre as emoções que as envolvem na hora da aquisição de um produto destaca-se a felicidade, a satisfação e a sensação de realização pessoal. Os fatores que mais levam em consideração na hora da compra são o bom atendimento, a localização do estabelecimento, a utilidade do produto, o preço e a garantia. Um ponto que merece destaque é a descoberta de que a maioria das mulheres realizam compras por impulso, ou seja, quando não há a real necessidade de terem adquirido aquele produto, pois sentem prazer no ato de comprar.

Biografia do Autor

Geminy Lopes dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Administradora.

Hudson do Vale de Oliveira, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Administrador de Empresas e Engenheiro Agrônomo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) / Câmpus Amajari.

Publicado
2013-12-16
Seção
Artigos