O PERFIL DO CONSUMIDOR FEMININO JOVEM DE LONDRINA - PR

Autores

  • Geminy Lopes dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Hudson do Vale de Oliveira Instituto Federal de Roraima (IFRR)
  • Andrea Kaliany da Costa Lima Universidade do Estado do Rio Grande de Norte (UERN)
  • José Igor Rebouças de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande de Norte (UERN)

Palavras-chave:

Perfil do consumidor, Mulher, Jovem, Decisão de compra.

Resumo

A mulher é hoje o alvo mais importante da indústria dirigida ao consumidor final, pois, em todas as situações, elas têm um enorme poder de decisão na hora da compra. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil consumidor da mulher jovem londrinense e a razão de sua realização deve-se a importância do estudo do mercado que foca o consumidor feminino e o consumidor jovem. A pesquisa enquadra-se como exploratória descritiva e quantitativa, classificando-se como survey. Os dados de interesse foram coletados através de questionários estruturados respondidos por 184 mulheres respeitando a faixa etária entre 18 e 30 anos. Os resultados obtidos apresentam, como perfil, mulheres em sua maioria solteiras e com formação superior cursando ou completo. Dentre as emoções que as envolvem na hora da aquisição de um produto destaca-se a felicidade, a satisfação e a sensação de realização pessoal. Os fatores que mais levam em consideração na hora da compra são o bom atendimento, a localização do estabelecimento, a utilidade do produto, o preço e a garantia. Um ponto que merece destaque é a descoberta de que a maioria das mulheres realizam compras por impulso, ou seja, quando não há a real necessidade de terem adquirido aquele produto, pois sentem prazer no ato de comprar.

Biografia do Autor

  • Geminy Lopes dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Administradora.

  • Hudson do Vale de Oliveira, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

    Administrador de Empresas e Engenheiro Agrônomo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) / Câmpus Amajari.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos