UMA ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM NOVO PARAÍSO-RR

  • Taliana Pereira Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Educação, Educação Profissional

Resumo

Este artigo parte da preocupação das perspectivas dos estudantes envolvidos no processo educacional do IFRR-CNP quanto às dificuldades e avanços do desenvolvimento do Curso Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio. Com o advento da expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica temos mais discentes com a formação integrada do Ensino Médio com o curso técnico. Diante disso, problematiza-se a expansão da Rede Federal dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia considerando que esta tem oportunizado a oferta de vagas de educação profissional para uma parcela da população que antes era alijada de uma educação com qualidade. A presente pesquisa objetivou investigar as visões dos discentes, docentes e gestores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio acerca do desenvolvimento do curso e do seu possível papel no desenvolvimento socioeconômico da região onde se localiza a instituição. A pesquisa verificou a profícua contribuição do curso tanto para o desenvolvimento pessoal dos alunos como para o da região com a oferta de uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Taliana Pereira Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Sou Técnica Administrativa, atuo na Coordenação Gestão de Pessoas, sou especiliasta em Educação, e tenho formação na área de Gestão Hospitalar. Atualmente, sou mestranda em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ.

Publicado
2014-12-15
Seção
Artigos