LEITURA RECREATIVA: uma alternativa para o incentivo à leitura nas séries finais do ensino fundamental

  • Antonio de Souza Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Ensino, Ensino. Leitura. Estímulo. Estratégia., Leitura, Estímulo, Estratégia

Resumo

Este trabalho teve como proposta discutir uma estratégia de estímulo à leitura para as séries finais do ensino fundamental, partindo do pressuposto de que a principal causa do baixo nível de leitura dos alunos dessas séries, na maioria das escolas públicas brasileiras, é a ausência de programas e estratégias eficazes de incentivo à leitura. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e baseou-se na experiência do autor como professor de Língua Portuguesa de um escola da rede pública estadual de ensino de Roraima. Os resultados comprovaram que o ensino tradicional de Língua Portuguesa, centrado na gramática normativa, é inadequado para promover o domínio da leitura e que, portanto, é preciso implantar uma metodologia que priorize o texto literário, de forma lúdica, contemplando os interesses dos discentes tanto na temática quanto na linguagem.

Biografia do Autor

Antonio de Souza Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Antonio de Souza Matos é graduado em Letras pela Universidade Federal de Roraima e especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. É professor de Língua Portuguesa da séries finais do ensino fundamental do Governo do Estado de Roraima e revisor de textos do Instituto Federal de Roraima.

Publicado
2015-12-31