LEITURA RECREATIVA: uma alternativa para o incentivo à leitura nas séries finais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Ensino, Ensino. Leitura. Estímulo. Estratégia., Leitura, Estímulo, EstratégiaResumo
Este trabalho teve como proposta discutir uma estratégia de estímulo à leitura para as séries finais do ensino fundamental, partindo do pressuposto de que a principal causa do baixo nível de leitura dos alunos dessas séries, na maioria das escolas públicas brasileiras, é a ausência de programas e estratégias eficazes de incentivo à leitura. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e baseou-se na experiência do autor como professor de Língua Portuguesa de um escola da rede pública estadual de ensino de Roraima. Os resultados comprovaram que o ensino tradicional de Língua Portuguesa, centrado na gramática normativa, é inadequado para promover o domínio da leitura e que, portanto, é preciso implantar uma metodologia que priorize o texto literário, de forma lúdica, contemplando os interesses dos discentes tanto na temática quanto na linguagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.