A HOSPITALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DOS HOTÉIS DE BOA VISTA/RORAIMA/BRASIL

Autores

  • Andressa Alves Ferreira Instituto Federal de Roraima (IFRR)
  • Leila de Sena Cavalcante Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Palavras-chave:

Hospitalidade, Marketing de Relacionamento, Estratégia, Hotelaria, Brasil

Resumo

O presente estudo analisa o impacto da hospitalidade no retorno do turista. Estudiosos afirmam que bem receber é um marketing acessível, e o Brasil possui a cultura da hospitalidade, atraindo muitos estrangeiros. Investir nesse tema é questão de sobrevivência no ramo hoteleiro. Nessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo principal investigar se a hospitalidade é aplicada no processo de criação de um bom relacionamento entre hóspedes e colaboradores nos hotéis de Boa Vista-RR. Para tanto, buscou-se: a) verificar qual é o entendimento dos colaboradores dos hotéis sobre hospitalidade; b) identificar as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas por esses colaboradores, procurando averiguar se a hospitalidade é uma delas; e c)  analisar a opinião dos colaboradores sobre a influência da hospitalidade no retorno de hóspedes à cidade. Caracterizado como uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, este estudo adotou como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo, com aplicação de questionários aos colaboradores de três hotéis da cidade. Os resultados demonstraram que os investigados não conseguem definir o sentido real da hospitalidade. Porém, mais de 70% das estratégias de marketing são utilizadas pelos hotéis, o que responde positivamente à pergunta inicial, confirmando que a hospitalidade é empregada nas estratégias de marketing de relacionamento dos hotéis pesquisados.

Biografia do Autor

  • Andressa Alves Ferreira, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

    Tecnóloga em Gestão de Turismo (IFRR)

  • Leila de Sena Cavalcante, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

    Bacharel em Turismo (UFPB)

    Especialista em Planejamento, Gestão e Marketing do Turismo (UCB)

    Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI)

    Professora do IFRR

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Publicado

2016-12-22