A HOSPITALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DOS HOTÉIS DE BOA VISTA/RORAIMA/BRASIL
Palavras-chave:
Hospitalidade, Marketing de Relacionamento, Estratégia, Hotelaria, BrasilResumo
O presente estudo analisa o impacto da hospitalidade no retorno do turista. Estudiosos afirmam que bem receber é um marketing acessível, e o Brasil possui a cultura da hospitalidade, atraindo muitos estrangeiros. Investir nesse tema é questão de sobrevivência no ramo hoteleiro. Nessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo principal investigar se a hospitalidade é aplicada no processo de criação de um bom relacionamento entre hóspedes e colaboradores nos hotéis de Boa Vista-RR. Para tanto, buscou-se: a) verificar qual é o entendimento dos colaboradores dos hotéis sobre hospitalidade; b) identificar as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas por esses colaboradores, procurando averiguar se a hospitalidade é uma delas; e c) analisar a opinião dos colaboradores sobre a influência da hospitalidade no retorno de hóspedes à cidade. Caracterizado como uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, este estudo adotou como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo, com aplicação de questionários aos colaboradores de três hotéis da cidade. Os resultados demonstraram que os investigados não conseguem definir o sentido real da hospitalidade. Porém, mais de 70% das estratégias de marketing são utilizadas pelos hotéis, o que responde positivamente à pergunta inicial, confirmando que a hospitalidade é empregada nas estratégias de marketing de relacionamento dos hotéis pesquisados.
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