A HOSPITALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DOS HOTÉIS DE BOA VISTA/RORAIMA/BRASIL

  • Andressa Alves Ferreira Instituto Federal de Roraima (IFRR)
  • Leila de Sena Cavalcante Instituto Federal de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Hospitalidade, Marketing de Relacionamento, Estratégia, Hotelaria, Brasil

Resumo

O presente estudo analisa o impacto da hospitalidade no retorno do turista. Estudiosos afirmam que bem receber é um marketing acessível, e o Brasil possui a cultura da hospitalidade, atraindo muitos estrangeiros. Investir nesse tema é questão de sobrevivência no ramo hoteleiro. Nessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo principal investigar se a hospitalidade é aplicada no processo de criação de um bom relacionamento entre hóspedes e colaboradores nos hotéis de Boa Vista-RR. Para tanto, buscou-se: a) verificar qual é o entendimento dos colaboradores dos hotéis sobre hospitalidade; b) identificar as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas por esses colaboradores, procurando averiguar se a hospitalidade é uma delas; e c)  analisar a opinião dos colaboradores sobre a influência da hospitalidade no retorno de hóspedes à cidade. Caracterizado como uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, este estudo adotou como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo, com aplicação de questionários aos colaboradores de três hotéis da cidade. Os resultados demonstraram que os investigados não conseguem definir o sentido real da hospitalidade. Porém, mais de 70% das estratégias de marketing são utilizadas pelos hotéis, o que responde positivamente à pergunta inicial, confirmando que a hospitalidade é empregada nas estratégias de marketing de relacionamento dos hotéis pesquisados.

Biografia do Autor

Andressa Alves Ferreira, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Tecnóloga em Gestão de Turismo (IFRR)

Leila de Sena Cavalcante, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Bacharel em Turismo (UFPB)

Especialista em Planejamento, Gestão e Marketing do Turismo (UCB)

Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI)

Professora do IFRR

Publicado
2016-12-22