EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RR
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino, Alunos, Boa VistaResumo
O presente artigo aborda a temática da educação ambiental no âmbito escolar sob a ótica dos alunos. Considerando a importância dessa área de ensino para a melhoria da qualidade de vida da humanidade, é preciso massificá-la, e uma das melhores formas de conseguir isso é implantar programas voltados para a educação. No que tange a seu desenvolvimento, a proposta preconizada pelos PCNs é trabalhar a educação ambiental nas escolas de maneira interdisciplinar, ou seja, reforçar o seu ensino não apenas por meio de disciplina específica, mas de todas, pois cada uma, dentro da sua especificidade, pode contribuir para a assimilação do que realmente as educações ambientais propõem. Diante desse contexto, este estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos da rede pública sobre o ensino da educação ambiental. Para tanto, foram aplicados questionários aos discentes de uma escola do estado e de outra do Município de Boa Vista-RR, bem como feita a observação sistêmica dos professores e dos gestores. Dessa forma, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa e quantitativa. Mostrou que os alunos entrevistados apresentam restrito conhecimento sobre educação ambiental, evidenciando que a prática desta nas escolas pesquisadas ocorre em conformidade com as datas referentes ao meio ambiente. Portanto, o estudo evidenciou a necessidade de ampliar o ensino desse tema em ambas as instituições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.