EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RR

Autores

  • Francisleile Lima Nascimento Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino, Alunos, Boa Vista

Resumo

O presente artigo aborda a temática da educação ambiental no âmbito escolar sob a ótica dos alunos. Considerando a importância dessa área de ensino para a melhoria da qualidade de vida da humanidade, é preciso massificá-la, e  uma das melhores formas de conseguir isso é implantar programas voltados para a educação. No que tange a seu desenvolvimento, a proposta preconizada pelos PCNs é trabalhar a educação ambiental nas escolas de maneira interdisciplinar, ou seja, reforçar o seu ensino não apenas por meio de disciplina específica,  mas de todas, pois cada uma, dentro da sua especificidade, pode contribuir para a assimilação do que realmente as educações ambientais propõem. Diante desse contexto, este estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos da rede pública sobre o ensino da educação ambiental. Para tanto, foram aplicados questionários aos discentes de uma escola do estado e de outra do Município de Boa Vista-RR, bem como feita a observação sistêmica dos  professores e dos gestores. Dessa forma, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa e quantitativa. Mostrou que os alunos entrevistados apresentam restrito conhecimento sobre educação ambiental, evidenciando que a prática desta nas escolas pesquisadas ocorre em conformidade com as datas referentes ao meio ambiente. Portanto, o estudo evidenciou a necessidade de ampliar o ensino desse tema em ambas as instituições.

Biografia do Autor

  • Francisleile Lima Nascimento, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

    Licenciatura em Geografia pela UERR

    Bacharelado em Geografia pela UFRR

    Especialização em Plan.Gest.Emp.de Destinos Turísticos Sustentáveis pelo IFRR

    Mestranda em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR

  • Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

    Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da UERR

    Doutora em Biodiversidade e Conservação pelo Museu Paraense Emílio Goeldi

Downloads

Publicado

2017-12-22