EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA E O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - PROEJA

Autores

  • Edvaldo Pereira da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET-RR)

Palavras-chave:

Educação Profissional. PROEJA. Currículo. Ensino

Resumo

O texto é sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Faz uma retrospectiva de seu papel e funções no contexto das políticas públicas do governo federal, desde os tempos do império até o advento da Lei 9.394/96 e a atualidade. Como tema central, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, lançado pelo MEC para ser implementado pela Rede Federal de Educação Tecnológica a partir de 2006 é analisado na sua especificidade e implicações quanto à obrigatoriedade de cumprimento das metas estabelecidas para sua implementação. Nesse contexto, o texto apresenta uma concepção de currículo e sua construção na modalidade de ensino integrado, levando em consideração o perfil dos clientes e tomando por base os princípios educacionais e pedagógicos propostos nas diretrizes Curriculares Nacionais tanto para o Ensino Médio, quanto para a Educação Profissional de Nível Técnico.

Downloads

Edição

Seção

Artigos