METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: A CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO TERCEIRO SEGMENTO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RR

  • Francisleile Lima Nascimento Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Palavras-chave: Geografia, Cartografia, Ensino-aprendizagem, Realidade, Boa Vista

Resumo

O presente trabalho apresenta uma breve análise do ensino da cartografia na EJA, no segundo e terceiro segmentos, em escolas públicas estaduais da cidade de Boa Vista-RR. A Geografia exerce um papel importante na construção do conhecimento dos alunos dos níveis fundamental e médio e, assim como as outras disciplinas, tem a faculdade de ajudá-los a desenvolver uma visão crítica, capacitando-os  a avaliar, interpretar e entender o mundo à sua volta. Assim, o ensino de cartografia torna-se fundamental, visto que os discentes precisam ser preparados para construir conhecimentos básicos sobre as diversas linguagens utilizadas pela Geografia na representação da paisagem. Percebe-se, no entanto, que ao longo dos anos, os docentes que atuam no ensino dessa disciplina, licenciados na área ou não, estão reduzindo o conteúdo de cartografia em suas aulas, revelando, desse modo, o baixo nível de conhecimento que possuem em relação ao assunto , suas especificidades e as metodologias que devem ser utilizadas para a obtenção de melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. Partindo desse contexto, o presente artigo objetivou analisar a percepção docente sobre as noções básicas da cartografia no processo de ensino-aprendizagem em escolas públicas de Boa Vista-RR. Para a concretização da pesquisa, foi realizada a aplicação de questionários a professores e alunos de diversas escolas da cidade com perguntas sobre cartografia, seus conceitos e metodologias empregadas em sala de aula, bem como sobre a compreensão desse conteúdo por parte dos estudantes. Os resultados alcançados demonstram que, apesar do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula, há necessidade da utilização de novas metodologias e maior qualificação profissional, para que a cartografia possa ser ensinada associada às novas tecnologias disponíveis, tornando-se, dessa maneira, mais facilmente compreendida pelos discentes.

Biografia do Autor

Francisleile Lima Nascimento, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Licenciatura em Geografia pela UERR

Bacharelado em Geografia pela UFRR

Especialização em Plan.Gest.Emp.de Destinos Turísticos Sustentáveis pelo IFRR

Mestranda em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR

Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da UERR

Doutora em Biodiversidade e Conservação pelo Museu Paraense Emílio Goeldi

Publicado
2017-12-22