PROGRAMA “VALLE DO RIO BRANCO”: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA PROMOÇÃO DA VALORIZAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS IMATERIAIS E MATERIAIS NO ESTADO DE RORAIMA
Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Educação Patrimonial, Valorização, Educação, RoraimaResumo
Para estudar o patrimônio cultural no contexto da população local, faz-se necessário entender os processos de transformações que compõem uma valorização ou não desse patrimônio ao longo do tempo, bem como as principais diferenças entre os conceitos e os entendimentos locais de preservação, resgate e restauração de seus patrimônios. No Programa Valle do Rio Branco, a participação ativa da UFRR nas comunidades incentiva a criação de projetos a serem desenvolvidos nos municípios. Assim, por meio de ação de Educação Patrimonial, busca-se proporcionar instrumentos que promovam a valorização e a preservação do patrimônio material e imaterial das comunidades. Para isso, trabalha-se em interação com a escola, como lugar de memória, fortalecendo a conscientização de docentes e discentes acerca da importância da preservação do patrimônio. Nesse sentido, a ação vem divulgando, expondo o tema e incentivando a comunidade escolar de cada um dos 15 municípios do Estado de Roraima a promover a preservação do patrimônio material e imaterial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.