MULTIMÍDIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA.

  • Jorge Vilair dos S. Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET-RR)
Palavras-chave: CD-ROOM. Informática. Excel. Power Point. Executável. Matemática. CD-R. Windows. Hiperlinks.

Resumo

Sentiu-se a necessidade de propiciar aos alunos do 3º ano de matemática, uma maneira nova de permitir-lhes o acesso, extra-classe, aos exercícios resolvidos em sala de aula. O acesso deveria ser cativante, permitindo uma releitura dos conceitos e técnicas que haviam sido utilizadas em sala de aula na resolução dos exercícios, no ritmo do próprio aluno e que estivesse ao inteiro dispor do mesmo no momento em que desejasse, auxiliando na construção de seu conhecimento. Foram criados dois instrumentos de trabalho: apostila de matemática e CD-ROOM. Os CDs deveriam ser auto-executáveis e organizados de maneira que fosse possível qualquer aluno encontrar o exercício desejado, não exigindo pré-requisitos em informática. Foram incorporadas planilhas do Excel sobre geometria analítica, números complexos e polinômios. Também foram adicionados alguns tópicos de revisão das séries anteriores como, por exemplo, matrizes e trigonometria. Por último, foi acrescentado o item “Conteúdo”, referindo-se aos capítulos de aulas dadas de forma digital, passo a passo, permitindo ao aluno uma repetição das aulas dadas, incluindo conceitos e gráficos mais precisos e mais ricos em informações.

Seção
Artigos