EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA TRAJETÓRIA ACADÊMICA SOBRE AS BASES SOCIOLÓGICAS PARA UMA FORMAÇÃO POLÍTICA

  • Roseli Bernardo Silva dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET-RR)
  • Gabriel Moraes de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET-RR)
  • Lana Vanessa Macedo de Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET-RR)
Palavras-chave: Educação Física. Concepções pedagógicas. Transformação da realidade.

Resumo

Este artigo apresenta conexões sobre o vínculo entre a Educação em um aspecto geral e a Educação Física que não tem sido vista como área do conhecimento que valoriza o homem por inteiro. Ou seja, a formação dada aos professores de Educação Física tem sido dissociada do contexto político-pedagógico inerente ao verdadeiro objetivo da área nos dias de hoje. Torna-se necessário que as concepções pedagógicas executem medidas de incentivo à reflexão do professor, do aluno e da realidade na qual se inserem. É evidente que o CEFET-RR, enquanto instituição de ensino superior, tem valorizado em seu currículo dessa área a ação social para que o processo educacional corresponda às necessidades reais dos profissionais compromissados com as causas e transformação da realidade sócio-histórica controversa em que se encontra o sistema social.

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Artigos