JOGOS E BRINCADEIRAS QUE FACILITAM A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Adnelson Jati Batista Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET-RR)
  • Julie Ane Vieira França Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Palavras-chave: Educação infantil. Conhecimento lógico-matemático. Jogos. Brincadeiras.

Resumo

Olhar os jogos como recursos para facilitar a aprendizagem, para resolução de problemas, como desafios a serem apresentados aos alunos é a nossa proposta para a educação infantil. Os parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática enfatizam que os jogos provocam desafios genuínos nos alunos, gerando interesse e prazer e, por isso mesmo, devem fazer parte da cultura escolar. Entretanto, o professor deve ser o mediador da construção do conhecimento lógico-matemático. Dizer o que a criança deve fazer é, acima de tudo, podar o que a criança tem de mais importante para essa construção: a criatividade e autonomia de ser um indivíduo cognoscente. É com esse pensamento que gostaríamos de compartilhar com vocês, neste artigo, as conclusões dos trabalhos de pesquisa feita na educação infantil, em algumas escolas do Sul do Estado de Roraima, através de experiências com jogos e brincadeiras, com intuito de criar um meio lúdico para as crianças construírem seu conhecimento lógico-matemático numa proposta construtivista. Sendo assim, a análise do papel do jogo e brincadeiras na construção do conhecimento lógico-matemático, na tentativa de aproveitar todo o potencial da criança, é uma tarefa do educador na sua prática cotidiana.

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Artigos