ANÁLISE MULTICRITÉRIO DAS TÉCNICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO A DISTÂNCIA

  • Andreina Moreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO) https://orcid.org/0000-0002-8425-3499
  • Edilacy da Silva Sampaio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)
  • Valério Antonio Pamplona Salomon Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Educação a distância, Analytic hierarchy process

Resumo

Técnicas de Gestão do Conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e o compartilhamento do conhecimento na Educação a Distância (EaD). Como existem diversas técnicas de GC, sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim, a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método analytic hierarchy process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EaD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (12 técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal.

Biografia do Autor

Andreina Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO)

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO)

Edilacy da Silva Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)

 

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)

Valério Antonio Pamplona Salomon, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

 

Doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP)

Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Publicado
2019-12-13