A IMPORTÂNCIA SOCIAL E PEDAGÓGICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA CADEIA PÚBLICA MASCULINA DE BOA VISTA - RORAIMA

  • Marcello da Silva Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • João Paulo Silva Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Educação física, Atividade física, Reeducando, Sistema prisional, Cadeia pública

Resumo

O esporte e a atividade física são vistos como formas de proporcionar uma vida saudável tanto no aspecto físico quanto psicológico, proporcionando educação e valores considerados positivos pela sociedade aos seus praticantes. Desta forma é de grande valia a sua utilização por meio da Educação Física numa tentativa de recuperar presos e os auxiliar na reinserção à sociedade. A presente pesquisa foi realizada na Cadeia Pública Masculina de Boa Vista - Roraima, com abordagem qualitativa e quantitativa por meio de questionário para identificar as práticas de atividades físicas realizadas pelos reeducandos e as dificuldades encontradas para desenvolvê-las em tal contexto. Com a pesquisa foi possível analisar que 98,23% dos participantes reconhecem a importância da educação física para a manutenção da saúde e como instrumento para melhorar o comportamento do apenado, faltando, apenas, ser ofertada. Além de a Educação Física possibilitar a prevenção de doenças dentro do presídio, também, pode ser utilizada para a socialização dos reeducandos de diferentes setores (alas e blocos). É de suma importância que o sistema prisional ofereça essas atividades de forma sistematizada para que os benefícios aumentem e contribuam com mais ênfase para a melhoria da vida do preso e, consequentemente, ajudar na sua reabilitação.

Publicado
2018-12-28