DESAFIOS JUVENIS:

CIDADANIA, TRABALHO E PROJETOS DE VIDA

  • Adeline Araújo Carneiro Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Heila Antônia das Neves Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Virginia Marne da Silva Araújo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Elisangela Silva da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Vinícius Tocantins Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • João Pedro Baraúna da Silva Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Cidadania, Educação, Identidade, Inovação, Juventude

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência vivenciada durante o Projeto “Cidadania, trabalho e projetos de vida: a juventude e a interdependência humana”, executado com apoio do Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras - INOVA/IFRR. O projeto teve por objetivo oportunizar aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, matriculados no 4º ano, conhecer e refletir criticamente acerca dos processos sociais que influenciam na construção de sua identidade, na sua atuação cidadã e em seus projetos de vida, a partir de atividades integradas entre turmas, cursos e níveis de ensino diferentes. Para tanto, foram planejadas e realizadas atividades integradas, a partir do trabalho conjunto de professores da instituição das áreas de Sociologia, Geografia, Psicologia, Secretariado Executivo e Informática. As práticas foram desenvolvidas por meio de palestras, debates, exibição e discussão sobre filmes e produções de banners, contando com a participação de palestrantes convidados de outras instituições, das áreas de História, Direito, Psicologia e Jornalismo. Os estudantes envolveram-se nas atividades e registraram seus conhecimentos, construídos a partir dos debates e produções textuais, apresentando-os em formato de banners, durante exposição planejada para esse fim. Os professores envolvidos também ressaltaram a relevância da iniciativa, considerando-a como inovadora por envolver práticas de ensino interdisciplinares.

Publicado
2018-12-28