TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E OS PROJETOS DE TRABALHO ONLINE

Autores

  • Marcia de Freitas Zago Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Palavras-chave:

Educação Agrícola. Projetos de Trabalho Online. Estudantes do Ensino Médio.

Resumo

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) podem ser um importante suporte pedagógico para a educação. Cabe aos educadores buscarem alternativas para explorar as TIC e orientar os alunos quanto à sua utilização. O presente estudo tem por objetivo analisar implicações do uso das TIC na aprendizagem de alunos do curso Técnico em Açúcar e Álcool do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba. A investigação analisou, qualitativamente, uma prática orientada a projetos de trabalhos como uma tentativa de implementar a disciplina de Informática Básica. Foi proposto aos estudantes o desenvolvimento de páginas na Internet sobre temas variados. Os estudantes optaram por utilizar blogs devido à interatividade oferecida por essa ferramenta. A pesquisa apresenta três contribuições para o campo da Educação Agrícola de nível Técnico e Tecnológico: implementar uma prática inovadora que desperte nos alunos o interesse por novos modos de estudar e aprender, indicar aos professores uma forma diferente de desenvolver projetos de trabalho com as TIC e elucidar dimensões (conceituais, comunicativas e tecnológicas) que podem ser consideradas na análise do aprendizado
com os projetos online.

Downloads

Edição

Seção

Artigos