ANÁLISE MULTICRITÉRIO DAS TÉCNICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO A DISTÂNCIA
Keywords:
Gestão do conhecimento, Educação a distância, Analytic hierarchy processAbstract
Técnicas de Gestão do Conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e o compartilhamento do conhecimento na Educação a Distância (EaD). Como existem diversas técnicas de GC, sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim, a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método analytic hierarchy process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EaD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (12 técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.