EMPREENDEDORISMO SOCIOAMBIENTAL: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE

  • Francimeire Sales de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Aldaires Aires da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gisela Hahn Rosseti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Empreendedorismo, Responsabilidade Socioambiental, Transdisciplinaridade, Ensino

Resumo

O presente relato de experiência aborda uma ação de natureza pedagógica desenvolvida e implantada desde 2016, no Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima: uma gincana intitulada “Gincana de Responsabilidade Socioambiental — GINSOAM”. A ação preconiza a mobilização dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, servidores, pais ou responsáveis para uma reflexão-ação acerca da temática socioambiental. A GINSOAM tem por objetivo promover a integração entre estudantes e servidores, com a participação de pais ou responsáveis no ambiente escolar, formando a tríade família, escola e comunidade. Proporciona a construção do conhecimento sobre o cotidiano do sistema político-econômico e o estilo de vida, em diversas áreas do conhecimento, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada em autores como Goulart (2015), Santos e Sommerman (2009); é também uma abordagem de empreededorismo fundamentada na concepção de Educação Empreendedora, a partir do estudo de Andrade e Torkomian (2001, p. 3). Nesse contexto, os autores abordam a educação empreendedora como uma educação que contempla o processo de desenvolvimento do sujeito a partir da identificação de oportunidades que possam impactar na transformação da realidade, agregando valores não somente de ordem financeira, mais também, valores social e cultural para a comunidade na qual o indivíduo está inserido.

Publicado
2019-12-26